1) Qual o motivo do Ministério da saúde ter instituido o dia 8 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Colesterol?
O colesterol é uma substância necessária ao nosso organismo, mas, em excesso, pode se tornar um perigoso fator de risco para doenças cardiovasculares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 77 milhões de brasileiros sofrem de dislipidemia – a alta incidência de colesterol no sangue. Para conscientizar a população sobre o grave problema, o Ministério da Saúde instituiu o dia 8 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Colesterol.
2) Qual deve ser a ingestão diária do colesterol?
Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária da substância deve ser inferior a 300mg para a população em geral, e menor que 200mg para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares. O colesterol é tão combatido pelos cardiologistas porque seu acúmulo obstrui as artérias coronárias, impedindo que o sangue chegue ao coração. Como consequência, o órgão enfarta. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos no Brasil. Com isso, o controle das taxas de colesterol no organismo torna-se fundamental para a prevenção dessas enfermidades. Os casos mostram que 75% dos derrames são causados pela obstrução das artérias do pescoço por placas de colesterol. Outra consequência do acúmulo da substância é a formação de aneurismas. As artérias dilatam e podem se romper, causando hemorragias, muitas vezes, fatais.
3) Que orientações devem ser dadas para pessoas com colesterol elevado?
Para uma parte das pessoas com colesterol elevado, ajustes na alimentação e uma rotina de exercícios são suficientes para normalização. Nos casos em que não se consegue baixar os níveis com mudanças no estilo de vida, é necessário o uso contínuo de tratamento medicamentoso, indicado adequadamente por um cardiologista.
4) Qual é o objetivo do Dia Nacional de Combate ao Colesterol?
O Dia Nacional de Combate ao Colesterol tem como objetivo conscientizar a população sobre um dos mais perigosos fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074