Increasing Cultural Competence in a Shrinking World
Palavras-chave - Competência Cultural, diversidade
Keywords - cultural competency, diversity
Resumo
Competência e proficiência cultural representam estratégias, valores e habilidades organizacionais e interpessoais que resultam em desfechos positivos de saúde, apesar das diferenças culturais entre os profissionais de saúde e seus clientes. O estilo de comunicação de um indivíduo é a somatória de sua formação educacional e linguística, valores, aspectos raciais, étnicos, socioeconômicos, religiosos e culturais. Cada grupo cultural tem um sistema de saúde baseado em crenças e valores específicos relacionados à saúde, etiologia da doença e aos comportamentos.
Há vários modelos ou teorias sobre a competência cultural, como o modelo de Campinha-Bacote, Cross, Bazron e os Seis Pontos de Isaac do Contínuo de Competência Cultural, o modelo de Seis Etapas de Bennett, a Abordagem Baseada no Paciente (Patient Based Approach) e as Sete Dimensões de Leininger.
As semelhanças entre esses modelos incluem o autoconhecimento; conhecimento sobre os grupos e o indivíduo; habilidade para explorar as informações e negociar; e a aprendizagem indutiva. Há uma grande necessidade de pesquisa e muitas oportunidades para se aumentar o conhecimento, a competência e a proficiência cultural.
Abstract
Cultural competence and proficiency represent the interpersonal and organizational strategies, values and skills that result in positive health outcomes despite the cultural differences between the health providers and clients. An individual’s communication style is the sum of the educational and linguistic training, values, racial, ethnic, socioeconomic, religious and cultural background. Every cultural group has a health system based on specific beliefs, and values related to health and disease etiology and behaviors.
There are various models or theories on cultural competency, including the Campinha-Bacote Model, Cross, Bazron and Isaac’s Six Points of the Cultural Competency Continuum, the Bennett Six Stage Model, the Patient Based Approach, and Leininger’s Seven Dimensions.
The similarities among these models include self–awareness; knowledge about the groups and the individual; skill at probing for information and negotiating; and, inductive learning. There are many research needs and opportunities for increasing knowledge and cultural competency and proficiency.
Recebido – 19/01/2012 aprovado 6/3/2013
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2013
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