Nutrition Education as a Strategy to Encourage Fruit Consumption Among Preschoolers 3 to 5 Years Enrolled in a Private School in Belo Horizonte, Minas Gerais.
Palavras-chave: nutrição, pré-escolares, educação nutricional, frutas
Keywords: nutrition, preschoolers, nutrition education, fruits
RESUMO
A fase pré-escolar caracteriza-se por retenção de conhecimento e habilidade, e serve de base para o início da formação dos hábitos alimentares. Destaca-se, portanto, a importância da educação nutricional no ambiente escolar, com o intuito de incentivar a alimentação saudável. O presente trabalho teve como objetivo incentivar o consumo de frutas entre pré-escolares matriculados em uma escola particular de Belo Horizonte – MG. Realizaram-se cinco encontros com as crianças, divididos em atividades práticas, com enfoque nas frutas, distribuídas por cores. Aos pais foram enviados cartões informativos e um caderninho de receitas de lanches saudáveis com frutas. No segundo encontro já eram perceptíveis o aumento do consumo de frutas no ambiente escolar e o interesse das crianças em conhecer novas frutas. Essas atitudes puderam ser comprovadas por relatos de pais, professores e das crianças. As percepções positivas encontradas nesse estudo são essenciais para reforçar o papel da educação nutricional.
ABSTRACT
The pre-school is characterized by retention of knowledge and skills, and provides the basis for the early formation of eating habits. It is noteworthy, therefore the importance of nutrition education in the school environment, in order to encourage healthy eating. The present work aimed to encourage the consumption of fruits, preschoolers enrolled in a private school in Belo Horizonte - MG. Held five meetings with the children divided into practical activities, focusing on fruits, distributed by colors. Parents were sent informational cards and notebook of recipes for healthy snacks with fruit. At the second meeting it was noticeable increased consumption of fruit in the school environment and children's interest in learning about new fruits. These attitudes could be confirmed by reports from parents, teachers and children. Positive perceptions found in this study are essential to strengthen the role of nutrition education.
Recebido – 4/2/2013 aprovado – 20/4/2013
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2013
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