No mundo em evolução em que nos encontramos, as organizações que não buscarem a melhoria da qualidade de seus produtos ou serviços terão grandes dificuldades para sobreviver. E o que é “melhoria da qualidade ”, e quem a define? Queiramos ou não, a qualidade é, em última análise, definida pelos clientes ou consumidores, a partir da maior ou menor satisfação que eles têm com a utilização dos serviços ou produtos da empresa. E quem responde pela qualidade deles senão as pessoas que os prestam ou produzem? Daí a relação intrínseca que existe entre recursos humanos e qualidade. De sua capacitação e motivação depende a satisfação do cliente, consequentemente, a qualidade (9). Neste contexto, a área de nutrição hospitalar presta serviços de assistência nutricional, ensino e pesquisa a uma clientela diversificada (6) (pacientes, acompanhantes, corpo clínico, equipe multidisciplinar, funcionários do próprio hospital, entre outros, dependendo da realidade institucional) .
Os funcionários da unidade de nutrição e dietética, são clientes internos, responsáveis por esta prestação de serviços e devem estar comprometidos com as metas institucionais, recebendo treinamento adequado, com um plano de qualificação profissional que atenda às suas necessidades de desenvolvimento(6). Atualmente, treinamento e desenvolvimento são a grande ferramenta de transformação nas organizações, uma vez que a aprendizagem de novos conceitos e suas aplicações são fundamentais numa realidade de constante evolução tecnológica, acompanhada por um mercado de trabalho globalizado e competitivo (2,3,4,5,9,10,12).
Treinamento é um processo educacional sistemático e organizado, através doqual as pessoas aprendem ou adquirem conhecimentos específicos; adquiremhabilidades em função de objetivos definidos e modificam atitudes (3,14). Durante os primórdios da administração industrial, o treinamento era um conjunto de atividades que propiciava às pessoas adquirirem conhecimentos para realizarem tarefas, ou seja, tanto suas atividades como seus resultados eram programados. Era a época do aprender fazendo. Posteriormente, a capacitação profissional começou a incluir outras dimensões - sentimentos, emoções, influência dos grupos sociais - em suas práticas .
A partir dos anos 70 a competição e novas tecnologias apareceram e exigiram que o funcionário fosse capacitado a novas formas de produção. Essa nova premissa determinava que os controles sobre o processo, até então dominantes, deveriam ser substituídos pelo controle sobre os resultados, ou seja, a partir de controles internos das pessoas. Isto pode ser chamado de auto-regulagem: compromisso, criatividade, competência. Assim, aprender e atualizar passou a ser a nova tônica da administração moderna(12). Desenvolvimento é uma expressão associada a crescimento, progresso, qualificação ( des = ênfase; en = para dentro, interno;volvere = mudar de posição), sendo portanto um conceito mais abrangente em recursos humanos(3,14). Atualmente, uma organização voltada para a melhoria contínua, que busca qualidade total, deve ter como meta treinar e desenvolver seu pessoal, no sentido de gerar comprometimento da equipe de trabalho em todos os níveis.(6)
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Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2000
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