131 artigos encontrados em Nutrição Hospitalar
Impacto da Orientação Nutricional e Acompanhamento Dietoterápico Individualizado em Pacientes com Câncer

O câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado e disseminado de células anormais, que continuam a se reproduzir até formar uma massa de tecido chamada tumor que, interrompe e/ou altera as funções orgânicas , desviando o alimento e suprimento sangüíneo das células normais. Desenvolve-se em vários sítios e requer diferentes métodos de controle como: cirurgia, radioterapia e quimioterapia (Peckenpaugh, 1997).

Conforme a doença progride, o apetite e a ingestão do alimento diminuem, o que resulta numa forma de desnutrição e edema comumente referida como caquexia devido ao câncer. (Peckenpaugh, 1997). Há várias razões para o desenvolvimento da caquexia. Os efeitos colaterais dos diversos tipos de tratamento, freqüentemente adicionam desconforto e alterações nutricionais importantes ao paciente, gerando problemas de salivação, mastigação, ingestão, alterações do paladar, náuseas, vômitos e dificuldades de digestão e absorção.

A intervenção nutricional é importante fator adjunto do tratamento, pois pode prevenir ou reverter os sintomas, favorecendo o controle da caquexia. Os principais benefícios da terapia nutricional são: aumento da competência imune, diminuição das infeções oportunistas, melhora da tolerância aos tratamentos. (Schwartsmann, 1991).

A dieta deve suprir todas as necessidades nutricionais, de forma a satisfazer o aumento da demanda energética de uma taxa metabólica alta, prevenindo a perda de peso, reconstruindo tecidos do corpo e promovendo sensação de bem estar durante o tratamento. (Peckenpaugh, 1997). A avaliação individual da ingestão calórica e estabilização do peso , fornecerão indícios das necessidades individuais do paciente , que devem ser avaliadas cuidadosamente, uma vez que a cirurgia , radioterapia e quimioterapia impõem riscos nutricionais. (Peckenpaugh, 1997; Willians, 1997). As condutas dietoterápicas devem basear-se na sintomatologia desenvolvida e nas preferências alimentares dos pacientes. (Ciolette, 1997).

Autores

Dra. Ana Lúcia Mattos  Nutricionista do Hospital Samaritano
Dra. Fernanda Orchis Nutricionista da GR
Dra. Odete Sanches Nutricionista Chefe do Hospital Samaritano
Dra. Rosana Alves Lemos Silva Nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Dra. Suzigley Santiago Nutricionista
Dra. Vera Silvia Frangela Nutricionista e Supervisora de Estágios da Univ. São Camilo

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2000

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores