131 artigos encontrados em Nutrição Hospitalar
Osteoporose: Adequação Nutricional

"Osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da massa óssea, deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, com o consequente aumento do risco de fratura". Pois torna-o mais frágil, quebradiço. Geralmente é resultante de uma alteração na relação entre a formação e a destruição do osso.

As funções do esqueleto humano são: dar sustentação ao organismo, permitir sua mobilidade e proteger os órgãos internos. Além disso, o esqueleto tem uma importante função como regulador dos níveis de cálcio e outros minerais no organismo. Isto ocorre graças a ação de células que estão continuamente destruindo e outras que vão novamente formando os ossos, sempre sob o controle de alguns hormônios.

As células ósseas (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos) exercem a função de agentes da construção óssea.
Estima-se que nos Estados Unidos existam 25 milhões de pessoas com osteoporose, e que apresentem 1,5 milhões de fraturas anualmente. O custo é de $13,8 bilhões por ano.

Autor

Maria Izabel Lamounier de Vasconcelos Nutricionista, Supervisora Clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Mestranda em Ciência dos Alimentos na Ár

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/1999

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores