O estado nutricional tem sido estudado em pacientes com AIDS e parece ser um fator importante para a sobrevida deste grupo. Os indivíduos desnutridos infectados pelo HIV podem desenvolver sintomas da AIDS mais rapidamente do que os melhores nutridos por causa dos efeitos sobre a imunocompetência. Assim, a identificação de deficiências nutricionais e a aplicação de estratégias de intervenção nutricional são necessárias em todos os estágios de infecção, iniciando-se logo após o diagnóstico.
A própria infecção pelo HIV , a anorexia devido à baixa caloria-proteína ingerida, a má absorção dos nutrientes e o efeito catabólico das infecções sistêmicas podem contribuir para a progressiva perda de peso e da massa celular corporal.
Desta maneira, os principais objetivos da Terapia Nutricional são: evitar perda de peso; preservar a massa corpórea magra; controlar os distúrbios existentes; fornecer níveis adequados de todos nutrientes; promover uma dieta adequada, balanceada e de boa palatabilidade; e introduzir suporte nutricional de apoio (nutrição enteral e/ou parenteral).
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/1998
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074