A tendência na Alimentação Mundial é o Food Service, que em português pode-se traduzir como Serviços de Alimentação. Esse serviço engloba um conjunto bastante heterogêneo de estabelecimentos de diferentes tipos, que vão desde restaurantes de hotéis, buffets, lanchonetes, cozinhas industriais, fast foods, até cozinhas de hospitais, porém, com uma finalidade comum: administrar comida e bebida tanto para ser transportada como para ser consumida no próprio local.
O ramo de Food Service é um mercado grandioso, apesar de muito pulverizado, e que tem crescido significativamente nos últimos anos. De acordo com o diretor superintendente da ABERC - Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas -, Antonio Guimarães, essa tendência tende a continuar principalmente devido às modificações das relações de trabalho, com maior incidência do trabalho feminino, dos empregos mais distante das residências, das dificuldades de locomoção para fazer refeições em casa e da facilidade das empresas em alimentar seus colaboradores em restaurantes internos ou refeições-convênio com restaurantes comerciais.
A vida nas grandes cidades e o marketing do fast food também levam à mudança no hábito de se preparar a refeição em casa. Nesse aspecto, também, influi a melhor administração e tecnologia desse setor, oferecendo produtos de melhor qualidade a preços mais competitivos.
Além disso, a busca da melhor qualidade de vida, com simplificação e facilitação dos serviços no lar, é também uma das tendências que resultam no crescimento do Food Service.
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Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2000
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