153 artigos encontrados em Nutrição e Pediatria
Iniciativa Hospital Amigo da Criança Uma Estratégia para a Promoção do Aleitamento Materno
Apesar das inúmeras pesquisas que indicam e comprovam a importância do aleitamento materno para as crianças, para as mães e para a sociedade, observa-se que nem sempre os procedimentos que incentivam essa prática têm sido observados nos hospitais e maternidades. Diversos estudos sugerem que as baixas taxas de iniciação e a curta duração da amamentação podem estar particularmente associadas com as rotinas dos hospitais maternidades, as quais interferem na iniciação e no estabelecimento normal do aleitamento. Obstáculos à iniciação do aleitamento materno vão desde a disposição física dos hospitais e enfermarias obstétricas e organização de seus serviços até as atitudes de médicos, enfermeiras, nutricionistas, administradores e outros membros da equipe de saúde (WHO/UNICEF, 1990).
Como exemplo desses obstáculos podem ser citados:
- a falta de informações e fornecimento de informações incorretas durante o pré-natal (WHO/CHD, 1998; Sable e Patton, 1998; Bentley et al., 1999);
- a ausência de contato entre mãe e recém-nascido em sala de parto ( WHO/CHD, 1998; Riva et al., 1999);
- a falta de alojamento conjunto, a carência de apoio para amamentação no pós-natal e o uso rotineiro de substitutos do leite materno (Blomquist et al., 1994; Ighogboja et al., 1996; WHO/CHD, 1998; Wright et al., 1996; Riva et al., 1999);
- o uso de bicos de mamadeiras (WHO/CHD, 1998) e chupetas (Victora et al., 1993; Barros et al., 1995; Victora et al., 1997).
Com vistas a diminuir a interferência de rotinas inadequadas no alcance das recomendações do aleitamento materno exclusivo e a aumentar a prevalência e a duração da amamentação, foi estabelecido o programa “Iniciativa Hospital Amigo da Criança".
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Ela é fundamentada nos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, os quais resumem as práticas necessárias às maternidades para apoiar a amamentação (WHO/UNICEF, 1990).
Desde a sua implantação em 1990, existem mais de 16.000 Hospitais Amigo da Criança em todo o mundo. O Brasil conta atualmente com mais que 200 desses hospitais, espalhados nas diversas regiões.
O presente estudo procura realizar uma revisão científica da literatura publicada sobre as evidências dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Autor
Profa. Dra. Maria Luiza Braun |
Nutricionista, Especialista em Saúde Materno Infantil - UNB, Mestre em Medicina Ciências Médicas da UFRGS/RS, Responsável Programa de Aleitamento Materno da SES/RS, Profa da Faculdade de Nutrição Rede Metodista - IPA.
|
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2002