As necessidades nutricionais nos primeiros anos da vida estão condicionadas por um rápido crescimento do corpo, desenvolvimento do sistema muscular e sistema ósseo. A energia requerida para manter um crescimento normal e uma boa saúde, tem que ser suficiente para satisfazer também a realização da atividade física. Devemos seguir as recomendações dos Guias Alimentares para cobrir as necessidades nutricionais em cada uma das diferentes faixas etárias.
O crescimento e o desenvolvimento constituem processos dinâmicos que sofrem interferências dos fatores genéticos, nutricionais, sociais e culturais, sendo imprescindível atenção especial na alimentação e nutrição nestes anos da vida com o objetivo de desenvolver o potencial genético com que se nasce.
Neste estágio se estabelecem os hábitos alimentares e sabe-se que a alimentação pode ter uma influência importante na saúde do adulto; e que a nutrição está relacionada com a prevenção e o aparecimento de determinadas doenças não transmissíveis. As conseqüências a longo prazo de uma alimentação inadequada podem derivar-se tanto da quantidade como da qualidade dos alimentos ingeridos.
Os requerimentos nutricionais nos primeiros anos da vida, estão condicionados por um rápido crescimento do corpo, o desenvolvimento do sistema muscular e ósseo e também pela necessidade de reservas para a puberdade. Durante a adolescência as necessidades nutricionais estão geralmente melhor relacionadas com os graus de maturidade sexual do que com a idade cronológica.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2002
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074