153 artigos encontrados em Nutrição e Pediatria
Repercussões Nutricionais da Artrite Reumatóide Juvenil
A artrite reumatóide juvenil (ARJ) é uma doença pediátrica caracterizada por inflamação crônica da sinóvia, podendo ser acompanhada de manifestações extra-articulares. Entre as doenças reumáticas pediátricas, a ARJ é a segunda em ordem de prevalência no Brasil, sendo superada pela febre reumática.
De etiologia desconhecida, a ARJ atualmente apresenta critérios diagnósticos criados pelo Colégio Americano de Reumatologia (BREWER et al., 1977), descritos a seguir:
- Idade de início menor que 16 anos
- Artrite em pelo menos uma articulação, pelo prazo mínimo de 6 semanas
- Tipo de início de acordo com as manifestações observadas nos primeiros 6 meses de evolução da doença:
- Pauciarticular: comprometimento de até 4 articulações
- Poliarticular: comprometimento de cinco articulações ou mais
- Sistêmico: manifestações gerais, viscerais e artrite
- Exclusão de outras doenças
Instituído o tratamento, a classificação da ARJ pode alterar para outro tipo, o qual é chamado de tipo evolutivo.
Os medicamentos utilizados no tratamento da ARJ compreendem os anti-inflamatórios não hormonais, os anti-reumáticos de ação lenta, os costicosteróides e os citotóxicos. Os principais efeitos colaterais que os anti-inflamatórios não hormonais desencadeiam são epigastralgia, vômitos, náuseas e disgeusia. Já os referentes aos anti-reumáticos de ação lenta são náuseas e anorexia; enquanto os relativos aos costicosteróides são aumento do apetite, inibição do crescimento somático, dor abdominal, úlcera e alterações cushingóides (nas quais observa-se edema, redistribuição da gordura corporal e obesidade).
Autor
Dra. Daniela Maria Alves Chaud |
Nutricionista, Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria na Área de Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - EPM), Professora Assistente da Universidade Metodista (UMESP) e da Universidade do Grande ABC (UniABC) |
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2000