153 artigos encontrados em Nutrição e Pediatria
A Importância do Cálcio na Prevenção à Osteoporose

Desde a infância a ingestão de cálcio é importante, pois os ossos e dentes estão se formando. Durante a idade escolar e a adolescência, a mineralização e o crescimento ósseo apresenta três fases: a pré-puberal, com velocidade de crescimento e mineralização óssea moderados, a segunda fase durante o estirão puberal com intenso crescimento de estatura e mineralização óssea e a terceira fase com desaceleração do crescimento, acompanhada de intensa mineralização. As etapas de mineralização podem ser influenciadas por fatores genéticos e fatores ambientais (atividade física, nutrição, fumo, etilismo).

Entre os fatores nutricionais tem-se sugerido que o cálcio dietético é fundamental para obtenção máxima da massa óssea. Está claramente estabelecido que o consumo de cálcio durante a vida é um pré-requisito para a saúde do osso. O cálcio é necessário para o desenvolvimento ósseo durante o crescimento e para a manutenção da integridade do esqueleto adulto durante toda a vida adulta. Um dos mais importantes determinantes do risco de osteoporose pós-menopausa é a quantidade de massa esquelética adquirida durante a infância e adolescência.

Autor

Dra. Márcia Regina Vítolo Nutricionista da Disciplina de Nutrição e Metabolismo do Departamento de Pediatria da UNIFESP. Doutora em Biologia Molecular pela UNIFESP. Professora Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-Campinas.

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/1999

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores