1) A Desnutrição ainda pode ser considerado um problema grave de Saúde Pública ou somente devemos nos preocupar com a obesidade?
A divulgação da pesquisa do IBGE sobre a incidência de obesidade em adultos não pode minimizar o peso que a desnutrição tem entre os problemas de saúde pública do país. Seria um ótimo momento para discutirmos os desvios nutricionais.
A obesidade atinge de forma mais intensa as sociedades desenvolvidas do que a brasileira. Nesses casos, os excessos alimentares, o sedentarismo, a desinformação e as propagandas enganosas envenenam a população que passa a consumir mais do que o organismo necessita e se torna obesa. Já no Brasil, a fome continua sendo a grande vilã. A desnutrição aguda e a crônica – mais comum em setores empobrecidos da nossa sociedade – podem aparecer inclusive na vida intra-uterina e acompanhar a criança até o final do seu crescimento.
2) Que consequências provoca este tipo de desnutrição?
Esse tipo de desnutrição provoca, entre outras conseqüências, a baixa estatura. Esse é o caso da população do Nordeste, onde estão as diferenças sociais mais marcantes. Outro desvio nutricional importante é a anemia, que pode aparecer tanto em crianças e adolescentes desnutridos, como em obesos.
3) Quais são os grupos mais vulneráveis à desnutrição?
Os grupos mais vulneráveis à desnutrição são: lactentes, pré-escolares, escolares e adolescentes.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074