1) Quais são os benefícios do carboidrato?
Estudo da Universidade Federal de São Paulo mostra que o consumo de alimentos ricos em carboidratos logo após a prática de exercícios físicos acelera o processo de recuperação e não engorda. Depois da pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que apontou o carboidrato como um dos responsáveis pelo bom humor, agora é um estudo nacional que destaca os benefícios do nutriente. Segundo a pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ingestão de carboidratos depois da academia, do futebol ou da natação ajuda na reposição da energia gasta e no desempenho aeróbico, além de não engordar.
2) Como foi realizada esta pesquisa?
A pesquisa foi realizada com atletas profissionais, jogadores de futebol, que ingeriram suplemento alimentar rico em carboidratos após partidas de futebol. Mas os resultados do estudo podem ser aplicados para qualquer praticante de atividade física regular. A única observação é com relação à quantidade de alimento ingerido. Para evitar que o excesso de carboidrato se transforme em gordura, a porção ingerida deve ser compatível com o peso corporal, cerca de 70 gramas do nutriente para uma pessoa de 70kg (1 grama de carboidrato por quilo de peso corporal).
No caso do macarrão, grande fonte de carboidratos, essa porção corresponde a um prato pequeno do alimento, que deve ser preparado com ingredientes de baixa caloria.
Segundo Cynthia Antonaccio, nutricionista da ABIMA – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias – a dica é evitar os molhos brancos e queijos como o parmesão, priorizando os molhos vermelhos ou os pratos com legumes ou apenas azeite.
3) Qual foi o benefício para os jogadores de futebol?
Entre os atletas profissionais, a pesquisa constatou que o carboidrato ingerido logo após o jogo de futebol é capaz de recuperar o desempenho aeróbico e o peso corporal dos atletas em apenas 16 horas, contra as 24 horas previstas por estudos anteriores. A pesquisa foi realizada com vinte jogadores, que tiveram seu peso e desempenho aeróbico analisados em dois momentos distintos: três dias antes do jogo e 16 horas após seu término. Metade dos atletas receberam suplementação de carboidrato a base de maltodextrina, frutose, potássio e sódio, imediatamente após a partida.
O segundo grupo, que ingeriu apenas gelatina dietética, obteve resultado inferior no teste aeróbico, para o qual foi utilizado o Soccer Test, no qual os jogadores percorrem distâncias consecutivas de 15 metros, numa velocidade inicial de 8 km/h até a exaustão. Os que não ingeriram o complemento percorreram 96 metros menos que os demais. Após 16 horas do final da partida, jogadores que receberam a suplementação recuperaram 96,37% do peso perdido durante o jogo. Entre os atletas que ingeriram placebo (gelatina dietética), esse índice foi 73,98%.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074