Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou 60 %, passando de 11,8 em 2006 para 18,9 em 2016.
No Brasil e no mundo, a obesidade é um dos problemas de saúde que mais preocupa os especialistas, pois é fator de risco para várias doenças, como diabetes tipo 2, artrose, pedra na vesícula, além de problemas como hipertensão e cardiovasculares. A obesidade é uma doença que pode ser evitada com conscientização e ajuda médica.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sobrepeso em adultos no Brasil aumentou de 51,1% em 2010 para 54,1% em 2014. Uma pessoa é diagnosticada com sobrepeso quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é de 25,0 a 29,9 Kg/m2. O IMC é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso (em Kg) do paciente pela altura (em metros) elevada ao quadrado.
Causas
A obesidade pode ser causada por herança hereditária. Mesmo nos casos em que os pais são obesos, o filho pode tomar medidas para evitar o sobrepeso e, consequentemente, os demais problemas de saúde. Além disso, algumas disfunções endócrinas também podem ocasionar aumento de peso. Porém, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo continuam sendo os principais responsáveis pela doença.
Prevenção
Manter uma vida saudável com dieta equilibrada, exercícios físicos, e sem consumo excessivo de bebida alcoólica ajuda na prevenção da obesidade. Quando a pessoa já está acima do peso o ideal e aconselhável é buscar auxílio médico e ter acompanhamento periódico de um nutricionista. É válido lembrar que as dietas da moda não funcionam, cada indivíduo demanda uma alimentação específica e individualizada. Muitas vezes, fazer dietas restritivas pode mascarar o problema e não o solucionar.
Fonte
Dra. Carla de Carvalho Teixeira Mendes - Nutricionista do Hospital Moriah. CRN 3533
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074