Em 16 de outubro passado, comomorou-se o Dia Mundial da Alimentação. O dia foi estabelecido na vigésima sessão da Conferência da FAO (Fundação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), em novembro de 1979, e, desde então, é lembrado todos os anos em mais de 150 países. A data foi escolhida por ser o dia da constituição da FAO, em 1945, em Quebec, Canada.
A comemoração teve como objetivo fortalecer as ações de solidariedade no combate à fome e à desnutrição, nacional e internacionalmente. Busca também conscientizar a população mundial sobre os problemas relacionados com a segurança alimentar e nutricional num mundo com mais de 800 milhões de pessoas, que não conseguem atender suas necessidades calórico-proteicas.
Valorizando a Mulher
Visando aumentar a consciência das pessoas sobre alguns tópicos relacionados à alimentação, a cada ano, um tema específico é escolhido, sobre o qual são centradas as iniciativas. Em 1998, a data abordou o assunto "Mulher que Alimenta o mundo". É uma homenagem ao significativo papel da mulher na agricultura, pesca e florestas e sua enorme contribuição para a segurança alimentar na família. Segundo a FAO, ela é a responsável pela nutrição dos filhos.
Injustiça Social
O Dia Mundial da Alimentação é sempre comemorado com festas e reflexão sobre a situação atual e metas a serem alcançadas. No Brasil e no mundo, entidades chegaram a conclusão que a causa da fome não é a falta de comida, mas sim a distribuição injusta e a pobreza.
O Dia Mundial da Alimentação no Brasil
Em Brasília, mil jovens do Serviço Civil Voluntário foram destaque nas comemorações. Este grupo foi criado pelo Ministério da Justiça e conta com o suporte da organização não governamental Ágora, que trabalha com a questão de segurança alimentar.
No Rio Grande do Sul, o Comitê Gaúcho do Dia Mundial da Alimentação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PUC-RS, EMATER-RS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, SESI-RS e Comitê das Empresas Públicas da Ação da Cidadania, promoveu vários eventos.
No Rio de janeiro a data foi marcada pelo lançamento da 6a Campanha Natal sem Fome, projeto idealizado pelo sociólogo Herbert de Souza e colocado em prética pelo Comitê Rio da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
O Conselho Regional de Nutricionistas - 3a Região - veiculou mensagens por meio de painéis eletrônicos e faixas na cidade de São Paulo, além de expor orientações gerais referentes a alimentação e nutrição no Parque da Agua Branca e na Escola de Educação Física da USP.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/1998
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074