A preocupação com qualidade de vida destacou ainda mais a importância da nutrição e esporte. A prevenção e a cura de doenças já são discutidas em várias dimensões. Centros especializados em esporte, empresas, hospitais, e clubes esportivos já atuam com seus funcionários, pacientes, esportistas e atletas, de modo a garantir cada vez mais a nutrição saudável e prática de esportes na medida certa.
Cientificamente já está provado a importância do estilo de vida, que deve ser saudável, considerando alimentação correta e exercícios, além de evitar fatores que agridam o organismo como por exemplo: fumo, alcool e outros. A área de nutrição esportiva tem crescido intensamente na última década.
A área esportiva, considerada uma alternativa secundária para os nutricionistas, em breve, dividirá espaço com dois focos principais de formação e especialização acadêmica: a clínica e a administração de serviços de alimentação. A preocupação com a saúde e o surgimento de vários "centros de fitness" e academias no país alavancaram a atuação do profissional de nutrição neste segmento.
A atuação do nutricionista é primordial, pois aliar hábitos alimentares e esportes exige muito trabalho, havendo uma grande diversidade de "pacientes": atletas, não-atletas e aqueles que denominamos "atletas recreacionais" ou indivíduos praticantes de atividade física, além de atletas especiais. Não se pode ignorar as diferenças entre eles, pois cada um tem suas peculiaridades.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/1998
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074