1) Quando será realizado o Rio Saudável Gastronomia?
De maio a julho de 2003, o Rio de Janeiro será palco de um delicioso projeto: o Rio Saudável Gastronomia. A proposta é sensibilizar a opinião pública para a importância da alimentação, mostrando que é possível combinar harmoniosamente gastronomia e saúde.
2)Qual é o objetivo do projeto?
O projeto integra um movimento maior, o Rio Saudável, que é uma iniciativa da Prefeitura do Rio com o propósito de estimular a promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida em nossa cidade, através de ações nas áreas de saúde, educação, segurança, alimentação, meio ambiente, habitação, trabalho e lazer.
3) Como será o lançamento do projeto?
Um grande evento no Armazém 5 do Cais do Porto, nos dias 24 e 25 de maio, marcará o lançamento do projeto. Os hotéis, restaurantes e bares da cidade do Rio, dos mais sofisticados aos mais simples, serão convidados a participar do Festival Gastronômico que acontece de 26 de maio a 27 de julho deste ano.
4)Qual é o procedimento para participar do projeto?
Para participar é preciso preencher a ficha de adesão que está no site www.riosaudavelgastronomia.com.br . Depois, o estabelecimento participante deverá oferecer em seu cardápio pelo menos um prato ou um menu (entrada + prato principal + sobremesa) saudável, em conformidade com os "Parâmetros para Composição do Cardápio Saudável", definidos pela organização do Festival.
5)Como será avaliada a adequação do prato?
A adequação do prato ou menu criado será avaliada por uma comissão composta por nutricionistas. O menu ou prato do projeto deverá ser mantido no cardápio por, no mínimo, o período de duração do Festival. O estabelecimento participante será identificado com a marca do Rio Saudável Gastronomia e suas criações para o Festival farão parte do Livro de Receitas do Rio Saudável Gastronomia, que será lançado em julho, com tiragem de 10 mil exemplares e que terá sua renda revertida para o Programa Fome Zero.
6) Quais são os parâmetros para a composição do Cardápio saudável?
Presença dos três grupos de alimentos (Protéicos, Reguladores e Energéticos). Equilíbrio entre os três grupos de alimentos, garantindo que o Grupo Protéico (carnes ou peixes ou queijos ou leguminosas) represente 1/3 do peso do prato (peso médio ~ 500 g). No caso de frutos do mar, recomenda-se ¼ do peso. Presença de ingredientes tipicamente nacionais. Procurar evitar o desperdício, empregando integralmente os alimentos, sempre que possível.
Ingredientes opcionais (Frutas secas, sem adição de açúcar; Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, Sementes de gergelim, pistache, abóbora). Tipos de gorduras: Óleos de cocção - óleos vegetais de soja, girassol, canola ou milho; Óleo de adição: de preferência azeite e, sempre que possível, extra.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074