1)Que quantidade de alimentos são desprezados anualmente no Brasil?
Doze bilhões de reais em alimentos são jogados anualmente no lixo no Brasil, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Esse desperdício representa 1,4% do PIB nacional e daria para alimentar 8 milhões de famílias carentes por um ano, com cestas básicas mensais no valor de um salário mínimo. O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do planeta, e um dos campeões do desperdício na avaliação da Secretaria. De acordo com dados da FAO - Organização das Nações para a Agricultura e a Alimentação, a cada dia, 19 mil toneladas de alimentos vão para o lixo, incluindo a indústria, a agricultura e o comércio.
2)O que tem sido feito para modificar este quadro?
Tentando modificar esse quadro, várias entidades e ONGs estão desenvolvendo projetos para recolher alimentos desperdiçados em restaurantes, mercados e industrias.
No caso dos supermercados, muitas frutas são retiradas das prateleiras por estarem amassadas ou por qualquer outro motivo estético.
O Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, tem estimulado o desenvolvimento de projetos contra o desperdício de alimentos e apoia os nutricionistas de várias instituições que atuam nesta área.
3)Que entidades estão participando desta proposta? E como elas atuam?
"Associação Prato Cheio" - ONG: Surgiu no ano passado, através da união de jovens universitários que passaram a recolher alimentos nos armazéns dos mercados municipais da Cidade de São Paulo. Nos primeiros doze meses a Associação coletou 31 mil quilos de alimentos (média de 945 quilos por coleta). Cerca de mil pessoas, entre moradores de rua, mães e crianças carentes foram beneficiados. Além da coleta, a Associação desenvolve atividades educativas sobre a manipulação e estocagem de alimentos.
Oferece ainda cursos de culinária que procuram agregar valor nutricional aos alimentos, além de avaliar crianças subnutridas. A Associação Prato Cheio tem como meta ter “oficinas” de culinária para que os alimentos doados sejam melhor aproveitados. Cursos de manipulação higiênica de alimentos, já iniciaram. É também nossa meta dar continuidade ao trabalho de avaliação do estado nutricional de crianças de entidades receptoras de alimentos, por estudantes de curso de nutrição.
Programa Ajuda "Alimentando": É um dos programas da Federação Israelita do Estado de São Paulo, desenvolvido por voluntários. No ano passado, o Programa arrecadou 60 mil quilos de alimentos, atendeu mais de 2.200 pessoas e complementou 600 mil. Atualmente, o Programa atende 21 instituições sociais. Só no primeiro semestre deste ano foram arrecadados 42 mil quilos de alimentos.
Os processos de arrecadação e distribuição dos alimentos e as visitas técnicas às instituições a serem cadastradas pelo Programa, são feitos por nutricionistas e voluntárias.
Programa "Mesa São Paulo do SESC Carmo": desde seu início, em outubro de 1994, até hoje, arrecadou cerca de 4 mil toneladas de alimentos na cidade de São Paulo, o que gerou a complementação de mais de 16 milhões de refeições.
O programa conta com um sistema, no qual equipes de profissionais treinados, em veículos próprios para o transporte de alimentos, percorrem todos os dias as ruas da Cidade coletando doações oferecidas por empresas. Hoje o Mesa São Paulo atende cerca de 200 instituições sociais, com um público de aproximadamente 38 mil pessoas. O MESA SÃO PAULO desenvolve também uma ação educativa permanente junto às instituições sociais, com o objetivo de possibilitar o acesso das pessoas que trabalham nas cozinhas das instituições a ter informações básicas na área de alimentação, garantindo a qualidade nas refeições e promovendo a mudança de hábitos alimentares.
Entre os assuntos abordados estão higiene e apresentação pessoal dos manipuladores de alimentos; higiene na manipulação de alimentos; controle de qualidade aplicado a cozinhas de instituições sociais; organização e controle de almoxarifado; cuidados com sobras limpas; noções básicas sobre alimentação e nutrição; noções básicas de microbiologia; e formação de hábitos alimentares na infância. São realizadas ainda oficinas culinárias sobre o aproveitamento integral dos alimentos e desenvolvidas de receitas práticas e econômicas, com talos, cascas e folhas de vegetais. Estes cursos são ministrados por microbiologistas, nutricionistas, médicos e culinaristas que colaboram como voluntários.
4)Como devem proceder os profissionais que querem trabalhar como voluntários nestes programas?
Profissionais da área de alimentação e nutrição interessados em trabalhar no Mesa São Paulo podem participar prestando consultoria e assessoria técnica ao Programa ou aplicando palestras e treinamentos às cozinheiras e auxiliares de cozinha das instituições atendidas pelo Mesa. O telefone para contato é 3337 2628 e o e-mail: mesasp@carmo.sescsp.org.br.
Para conhecer melhor o trabalho da Associação Prato Cheio, entrar em contato através do e-mail: PratoCheio@yahoogrupos.com.br.
Os profissionais que querem trabalhar como voluntários no Ajuda Alimentando, precisam entrar em contato com a nutricionista Patrícia Giordano através do telefone:3088-0111 de segunda à quinta das 9hs às 13hs.
5)Como as empresas podem se cadastrar para realizarem as doações?
Para que as empresas possam realizar suas doações, basta seguir as informações acima.
6) Quais os requisitos exigidos das empresas doadoras de alimentos?
Os requisitos são os de qualquer empresa ou pessoa que sabe da responsabilidade que tem em estar doando um alimento. O alimento doado deve estar seguro para o consumo humano, isto é, isento de contaminação e com suas propriedades nutritivas preservadas.
O alimento que pode ser doado é aquele que já não tem o mesmo valor comercial, ou seja, por algum motivo houve um “desvio” da qualidade que é importante para a comercialização.
Isto é muito importante de ser lembrado: qualquer pessoa tem direito á alimentação.
Os requisitos exigidos pelo Ajuda Alimentando são: os alimentos doados devem ser semiperecíveis e não perecíveis (que não requeiram refrigeração, por enquanto), têm que estar dentro do prazo de validade, a embalagem deve estar íntegra, e nos avisar, de preferência, com 3 dias de antecedência para que possamos nos programar.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074