1) O planejamento alimentar faz parte do tratamento do câncer?
O planejamento alimentar é parte importante do tratamento do câncer. Uma alimentação correta durante essa fase pode contribuir para o bem-estar e fortalecimento dos pacientes. A quimioterapia e a radioterapia podem afetar o apetite e causar outros transtornos como náuseas e vômitos, sendo que a orientação nutricional auxilia o paciente a lidar com os efeitos colaterais após a quimioterapia ou radioterapia objetivando manter ou recuperar o estado nutricional do paciente.
2)Qual a melhora observada no paciente com câncer que segue uma alimentação correta?
Os pacientes com bons hábitos alimentares podem ter mais disposição para enfrentar os efeitos colaterais do tratamento, adquirir menos infecções e estarem aptos a ter vida normal. Uma boa alimentação é extremamente importante quando o corpo está combatendo uma doença.
A desnutrição protéico calórica é freqüentemente diagnosticada em pacientes portadores de câncer. Pequenas perdas de peso antes da terapia podem comprometer o estado nutricional do paciente. Por isso, uma avaliação antecipada e uma medida de intervenção preventiva, tornam-se fundamentais.
3)Como deve ser a dieta oral destes pacientes?
Primeiramente a dieta deve ser individualizada considerando as preferências individuais dos pacientes e as necessidades calóricas e proteícas diárias. A dieta oral pode melhorar a nutrição em pacientes, mas requer formulações especiais face a alterações do trato gastrointestinal. A prescrição dietética apropriada pode atenuar necessidades mais complexas.
Os objetivos da terapia nutricional são: prevenir a perda de peso, atingir e manter o peso normal, substituir perdas de efeitos colaterais do tratamento (perda de fluídos, e eletrólitos, diarréia, vômitos), proporcionar calorias adequadas, proteínas, carboidratos, gordura, vitaminas e minerais
4)Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?
Perda do apetite, alterações de paladar, mucosite, estomatite, constipação, diarréia, náusea, vômito, anorexia e anemia são efeitos colaterais freqüentes de quem é submetido a quimioterapia. A radioterapia também causa náusea, vômito e perda geral do apetite, alterações de paladar, problemas dentários, boca seca, dificuldade de deglutição e, dependendo do local tratado, também pode causar diarréia. Várias são as modificações que devem ser realizadas no planejamento alimentar do paciente em tratamento, sendo assim, é indispensável um acompanhamento nutricional objetivando a individualização da dieta do paciente à sua patologia e intercorrências durante o tratamento.
5) Qual o objetivo do manual para o paciente com câncer?
Informar o paciente de maneira preventiva dos efeitos colaterais durante o tratamento e orientar como e o que o paciente deverá fazer com relação a alimentação quando estiver com nauseas, vômitos, etc.
6)Ele pode ser solicitado por outros profissionais que queiram utilizá-lo?
O manual é um instrumento de orientação ao paciente que deve ser fornecido em consulta individualizada por nutricionista, sendo que esse manual especificamente foi direcionado para a realidade da Oncocamp, mas os profissionais que tiverem interesse podem entrar em contato através do site www.oncocamp.com.br.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074