1)Como está hoje a situação do Brasil quanto a desnutrição e a obesidade?
Enquanto existe uma luta para acabar com a fome e combater a desnutrição no sertão do Nordeste e na periferia das capitais, o Brasil convive com outro problema alimentar geralmente associado a países desenvolvidos: a obesidade.(Transição Nutricional). Estimativa do Ministério da Saúde mostra que 6% dos homens e 12% das mulheres com mais de 18 anos sofrem da doença, apontada como fator de risco para problemas cardíacos, diabete e câncer de mama. Um terço da população brasileira tem peso acima do saudável.
2) Quais são as propostas do governo para corrigir os maus hábitos alimentares?
Na tentativa de corrigir os maus hábitos alimentares da população, o governo estuda restringir a publicidade de alimentos ao público infantil na TV. Uma das hipóteses analisadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária é seguir o procedimento já adotado nas propagandas de cigarro, com a veiculação de mensagem do Ministério da Saúde após os anúncios, alertando para a limitação nutricional das guloseimas. (Outra proposta interessante da ANVISA foi a Rotulagem Nutricional Obrigatória - Resolução n° 40 de 21 de março de 2001, disponível no site: http://www.anvisa.gov.br ). Outra hipótese seria a proibição de anúncios de alimentos durante a programação infantil.
3)Por que esta proibição ajudaria a diminuir os índices da obesidade infantil?
Porque um dos principais determinantes da obesidade infantil é o sedentarismo, que implica na permanência em frente a TV por várias horas, sob a influência de propagandas - fator que afeta de maneira muito direta o modo de vida e os hábitos alimentares, visto que comerciais encorajam o consumo de certos alimentos os quais são apresentados como saudáveis ou simplesmente gostosos mas na realidade, são produtos com valor nutritivo reduzido, de alta concentração calórica, devido a grandes quantidades de gordura saturada, colesterol e açúcar.
4) Você tem conhecimento se outras medidas serão tomadas pelo governo?
O governo quer também regulamentar o funcionamento das cantinas escolares, limitando o tipo de alimento vendido aos alunos. Em Florianópolis foi proibida a venda de refrigerante nas escolas
5)Em que classe social se concentra a maior parte da população obesa?
O Brasil já apresenta situações em que o total de obesos é maior entre a população mais pobre. É o caso das mulheres adultas no Sudeste, onde há mais obesas na base da pirâmide social do que no topo.
6) Como a classe médica está atuando frente a esta problemática?
Representantes de entidades médicas cobraram ontem do presidente Fernando Henrique Cardoso a definição de uma estratégia nacional para enfrentar a doença, com a capacitação de profissionais de saúde. A iniciativa ganhou o apoio do desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, que vai produzir um desenho animado e inserir orientações alimentares nas histórias em quadrinhos de seus personagens.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074