1) O que compõe o mercado Food Service?
O mundo de food service é composto por todos os agentes que preparam refeição fora do lar. Os maiores segmentos são, sem dúvida, os bares e restaurantes; são cerca de 700.000 em todo Brasil. Temos, ainda, as padarias que cada vez mais passam a servir desjejum completo e refeições prontas, os fast foods, hotéis e flats, os carrinhos de cachorro quente e as refeições coletivas, que é nosso setor.
2) Quais são as tendências do mercado de alimentos?
A tendência desse mercado é crescer. Nos Estados Unidos 50% das refeições são feitas fora do lar e no Brasil 25%, com sinais de rápido crescimento.
3) Qual a evolução que este mercado sofreu e quais os principais motivos para isto ter ocorrido?
O Food Service tem crescido ano a ano como pode ser visto na homepage da ABERC. Estamos estimando um aumento neste ano de 10% tanto no número de refeições como no faturamento. Estamos desenvolvendo e atendendo novos nichos de mercado.
4) Como tem ocorrido o crescimento do mercado food service?
O crescimento se deve, na década de 80, pelo incentivo fiscal do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador. Na década de 90, pela qualidade das refeições preparadas pelos agentes desse mercado, com o foco no consumidor.
5) Quais são as perspectivas de crescimento do mercado food service para 2001?
Nesta década o crescimento será pelas transformações geradas pela qualidade de vida, crescimento do setor de serviços e turismo e pela economia do país, no seu indiscutível crescimento.
6) Em sua opinião qual é o maior desafio do mercado food service que teremos que enfrentar neste novo milênio?
Para o milênio é impossível prever, mas para a presente década o maior desafio será a qualidade e a melhor forma de atender o consumidor. Um exemplo que será necessário fazer está na nossa Associação. Há 4 anos antevimos tal situação e desenvolvemos, por 3 anos, o SAQ – Selo ABERC de Qualidade Empresarial, que é a maior contribuição da ABERC para selos independentes dos segmentos; uma qualificação que é mais completa que a ISO. Atualmente, estamos desenvolvendo ações e recomendações que visem o consumidor, usuário dos nossos serviços de alimentação. Nas décadas anteriores, nosso foco principal era a empresa tomadora dos nossos serviços e hoje, sem abandonar o primeiro, o foco é nos colaboradores (empregados ou usuários) dessas empresas tomadoras do serviço de alimentação.
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