Com a necessidade cada vez maior de oferecer aos clientes produtos de qualidade, a nutrição, como ciência, tem se voltado também à gastronomia, cuja definição, segundo AURÉLIO (1996), "é a arte de cozinhar de maneira que proporcione o maior prazer a quem come".
Para que possamos elaborar cardápios constituídos de preparações que forneçam prazer aos nossos clientes, devemos conhecer os alimentos desde sua composição, procedência, utilização na culinária e toda sua contribuição para os indivíduos saudáveis ou enfermos, principalmente em relação à aceitabilidade e valor nutricional.
A ingestão do alimento correto e as quantidades ideais, seguindo bons hábitos de dieta durante toda a vida, significa um corpo e uma mente mais saudáveis, maior vitalidade e energia, além de maior resistência às doenças, maior longevidade. O alimento tem, portanto, um importante papel na produção e manutenção de uma boa saúde.
Devemos nos interessar pelo alimento não somente como veículo de nutrientes, mas também como objeto de prazer no nosso dia a dia. Assim, nasceu a preocupação de oferecer aos nossos clientes preparações saborosas e nutritivas. Portanto, a elaboração de um receituário se fez necessária devido às importantes contribuições que esta atividade oferece à uma Unidade de Alimentação e Nutrição e aos seus usuários.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2000
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074