166 artigos encontrados em Nutrição Clínica
Os Benefícios das Isoflavonas da Soja na Saúde Humana

A soja vem sendo utilizada atualmente como alimento humano, devido ao seu elevado teor protéico e também por possuir em sua composição compostos como as isoflavonas. As isoflavonas são fitoestrógenos que estão amplamente distribuídas no reino vegetal, principalmente entre as leguminosas.

Os teores de isoflavonas e suas diferentes formas ( genisteína, daidzeína e gliciteína), variam de acordo com as condições climáticas e de cultivar da soja. Suas concentrações são determinadas geneticamente e são afetadas por fatores ambientais e pela temperatura .

Evidências científicas vêm demonstrando que as isoflavonas podem trazer benefícios no controle de doenças como câncer, diabetes, osteoporose, doenças cardiovasculares, no tratamento da doença de Alzheimer, nos sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa.

Estudos experimentais e epidemiológicos têm demonstrando grandes benefícios a saúde humana, conseguidos através de uma alimentação com esta rica leguminosa, que já foi chamada de grão mágico.

Acredita-se que a soja tenha atingido o ocidente por volta do século XVI, porém somente no ano de 1882 se tem referência sobre a soja no Brasil, sendo o relato de seu primeiro cultivo no Estado da Bahia (Santos, 1995), mas o aumento de sua utilização apenas aconteceu nos anos 70, com o interesse crescente da indústria de óleo e a demanda do mercado internacional.

Sua composição nutricional a torna um alimento altamente nutritivo : 35 a 45 % de proteína, 25 a 30% de materiais feculentos, 18 a 20 % de lipídios, 5% de minerais e 10% de água. Vale ressaltar que nela são encontrados aminoácidos semelhantes aos de origem animal, como: arginina, cistina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina (Santos, 1995).

Inicialmente a soja era apenas utilizada como alimento animal (Santos, 1995), porém atualmente esta leguminosa vem sendo mais utilizada na alimentação humana, devido ao seu elevado teor protéico e também por possuir em sua composição compostos polifenólicos como as isoflavonas (Park et al, 2001).

Este artigo apresenta várias pesquisas realizadas com isoflafonas.

Autor

Dra. Viviani Ruffo de Oliveira Nutricionista (UNIRIO), Especialista em Ciência dos Alimentos (UFPel) e Mestre em Agronomia-Produção Vegetal (UFSM), Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2003

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores