166 artigos encontrados em Nutrição Clínica
A Nutrição na Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica sistêmica que afeta as membranas das articulações, onde as mais envolvidas são as das mãos, pés, punho, tornozelo e dos joelhos. A característica elementar é uma sinovite inflamatória que acarreta destruição de cartilagem e erosões ósseas, tendo assim como conseqüência a deformidade articular (Harrison, 1994).

Segundo a American College of Reumatology, os critérios diagnósticos da doença são: rigidez articular matinal com duração maior ou igual a uma hora; edema (inchaço) de 3 ou mais articulações; edema das articulações das mãos (dedos), interfalangeanas, e/ou pulso (punho) metacarpofalangeanas; edema bilateral dos tecidos moles periarticulares; presença de nódulos subcutâneos; fator reumatóide no sangue positivo; erosões articulares e/ou com diminuição da densidade óssea, nas mãos ou pulsos, observadas em exames radiológicos.

Do ponto de vista fisiopatológico, a sinovite é o aspecto mais notável. Ocorre edema e vermelhidão na sinóvia e as vilosidades aumentam de volume, ocupando parte da cavidade articular, de modo que esta fica distendida. Além disso, a sinovial se mostra inflamada e hipertrofiada ultrapassando o espaço existente, de modo que aconteça um aumento no líquido sinovial, tornando-se turvo e de menor viscosidade.

As vilosidades sinoviais ocupam frouxamente a cartilagem articular para aderirem firmemente as margens cartilaginosas, substituindo-as. Assume-se uma impressão de circunferência, o tecido sinovial cresce e cobre a cartilagem (Harrison, 1994).
Por razões ainda não conhecidas, os ligamentos ficam frouxos, os músculos se atrofiam e a pele que recobre a articulação fica tensa e atrófica.

O osso fica osteoporótico e o tecido de granulação sinovial pressiona-o sob a ação do movimento articular ocorrendo penetração do pannus e do líquido sinovial, formando assim pseudocistos intra-ósseos. A cavidade articular preenche-se de fibrina e destrói a articulação iniciando o processo de anquilose, originando a deformidade (Harrison, 1994).

Autor

Dra. Lúcia Moura Cardoso Nutricionista, Graduada pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduada em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2003

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores