A informação sobre questões relativas à saúde vem se tornando mais constante e complexa a cada dia. Mesmo os profissionais da área de saúde podem encontrar certa dificuldade na distinção do que é ou não correto e significativo. A influência exercida pela mídia é muito importante, uma vez que a população está muito mais exposta a informações provenientes dos meios de comunicação do que do mundo científico.
Tendo em vista os avanços científicos e tecnológicos, o fato das pessoas acreditarem que a saúde pode ser comprada não surpreende. O comércio da "saúde" e da "boa forma física" traz produtos que vão de encontro ao desejo dos consumidores, já manipulados e influenciados por este mercado. No entanto, estes artigos apresentam, geralmente, apenas uma parte da história alegam aumentar a energia, aliviar o estresse, melhorar a perfomance, prevenir ou tratar doenças, além de perda de peso e retardo de envelhecimento.
Portanto, é o papel do nutricionista auxiliar na formação de um senso crítico em direção à informação obtida e, além disso, deve-se estudar a mídia, seu método, sua estratégia e sua capacidade de influenciar no hábito alimentar das pessoas, para ser capaz de passar os conhecimentos nutricionais científicos de uma maneira mais efetiva.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/1998
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074