A necessidade de mais proteínas e aminoácidos é a principal relação que costuma-se fazer da musculação com a nutrição. O senso comum e a troca de informações nas salas de musculação atribuem aos aminoácidos - "os tijolos para construção dos músculos" - o primeiro lugar na lista dos nutrientes mais importantes para fisiculturistas e afins.
Realmente, proteínas e aminoácidos são fundamentais para o anabolismo muscular, porém, um conceito básico da nutrição é o de que o aumento de gasto energético induzido por uma atividade física (musculação, por exemplo) impõe proporcional aumento na necessidade de nutrientes energéticos.
Nutrientes energéticos são primariamente carboidratos e lípides. Por razões óbvias, o consumo destes últimos deve ser limitado ao mínimo necessário e seus estoques corporais estritamente controlados por fisiculturistas. Desse modo, os carboidratos são considerados como o principal nutriente energético da dieta e a forma de sua armazenagem e utilização pelos músculos deve receber atenção especial.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/1999
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074