A alimentação equilibrada é um dos principais fatores, junto ao treinamento específico e ao perfil genético, para garantir ao máximo o rendimento de um atleta. Freqüentemente os esportistas não conseguem alcançar suas necessidades nutricionais específicas devido a vários motivos: falta de conhecimento, hábitos alimentares inadequados, viagens constantes, orçamento reduzido e dificuldade para selecionar e obter os alimentos.
A supervisão nutricional dos atletas iniciou-se com a abertura do Centro de Alto Rendimento em 1987 e foi evoluindo até a criação de um serviço de Nutrição e Dietética que pertence ao Departamento de Fisiologia, e atualmente cuida da supervisão individualizada da alimentação dos atletas, além do controle e acompanhamento do refeitório e cozinha.
Além dos cuidados com a alimentação, o Centro de Alto Rendimento tem por objetivo oferecer aos atletas espanhóis uma total infra-estrutura de atendimento para o seu desenvolvimento. O CAR oferece 25 instalações esportivas em uma área de 18 mil hectares e facilidades para moradia e estudo. A Unidade de Investigação se dedica ao acompanhamento dos atletas através de exames laboratoriais, avaliação biomecância, provas fisiológicas e atendimento médico, nutricional, fisioterapêutico e psicológico.
O objetivo do Serviço de Nutrição e Dietética é garantir que os atletas recebam na alimentação diária a nutrição total que facilite um ótimo rendimento e que pode ser resumida em:
o Quantidades suficiente de calorias para suprir as necessidades energéticas.
o Adequada composição percentual de nutrientes energéticos: carboidratos > 60%, proteínas 15 - 20%, lipídios < 25%, com predomínio de gorduras insaturadas em detrimento de gorduras saturadas, embora existam novas considerações quanto ao tipo de gordura em relação aos exercícios de resistência e sistema imune.
o Suficiente aporte de vitaminas e minerais de acordo com as recomendações dietéticas diárias (RDA)
Para determinar e garantir a todos os atletas as quantidades de alimentos necessárias para assegurar um aporte adequado de todos os nutrientes, se estabeleceu o biotipo CAR tomando em consideração as seguintes variáveis: sexo, Idade, altura, peso e atividade esportiva praticada.
Para a obtenção dos dados realizou-se um estudo detalhado dos diferentes esportes existentes no CAR, calculando-se o gasto energético total diário e as necessidades nutricionais. A média de todos os atletas foi considerada como o "esportista referência", ou "biotipo CAR".
Os cálculos dos cardápios e das porções servidas devem garantir que as necessidades do biotipo CAR sejam supridas 100%.
Artigo Publicado Originalmente na Revista "Actividad Dietética - Órgano Oficial de la Associacion Española de Dietistas e Nutriconistas Nº6, 1999.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/1999
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074