Os suplemento nutricionais aparecem na rotina do homem moderno e com isso uma indagação: Seriam esses suplementos nutricionais necessários para corrigir falhas da alimentação diária ou exerceriam funções farmacológicas quando consumidos adicionalmente?
Os suplementos nutricionais fazem parte da história da nutrição. O surgimento do termo se confunde no tempo com o início das investigações científicas na área . Alguns dados importantes como dose diária de ácidos graxos essências e diversas vitaminas passaram pelo uso de suplementos desses nutrientes até alcançarem a dose diária recomendada.
Diversos são os fatores que podem determinar modificações nas necessidades diárias de cada nutriente.
A condição de saúde ou a ocorrência de determinada doença determina modificações das necessidades de nutrientes específicos ou generalizados. A atividade física determina aumento da demanda energética o que reflete diretamente nas necessidades de nutrientes.
Existem então evidências metabólicas que sustentem a necessidade de suplementação nutricional? Segundo Zeisel as justificativas metabólicas para a suplementação nutricional se devem a agentes estressores da homeostase orgânica ao ponto de gerar o requerimento adicional de nutrientes ou a uma prévia deficiência de determinado nutriente.
A recomendação de ingestão diária norte-americana (RDA) é baseada em estudos das necessidade nutricionais que cubram a maior parte da população. A estratégia adotada é o estabelecimento da média diária da população acrescida de dois desvios padrões. Com isso teremos 98% da população coberta pelas recomendações.
Em sua primeira edição, o RDA foi publicado com a seguinte estratégia: "Fornecer padrões que sirvam como meta para uma boa nutrição" e também para alertar "os problemas nutricionais em conecção com a defesa nacional" (Food and Nutritional Board, National Research Council , 1989).
Teríamos então o RDA ou outros padrões de recomendação de ingestão alimentar como forma de coordenar programas populacionais no tocante a assegurar o consumo adequado de nutrientes. Porém, ao abordarmos as necessidade individuais, devemos lembrar dos diversos fatores que, segundo Zeiszel possam atuar como estressores da homeostase orgânica como a atividade física e as patologias.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/1999
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074