Durante 15 dias do mês de junho de 2001, participamos de um grupo que realizou o Caminho a Santiago de Compostela, e tinha como objetivo coletar dados para uma pesquisa sobre o tipo de alimentação que se realiza ao longo do percurso. Tentamos buscar uma reposta sobre qual é o tipo de dieta consumida pelos peregrinos e se é possível emagrecer realizando o caminho. Esta atividade foi tida como uma prova piloto, para que se conhecesse a melhor metodologia para a realização de um estudo futuro com maior rigor científico.
Ao final do percurso concluímos que se faz fundamental o uso de determinadas ferramentas como uma balança própria e de precisão, adipômetro de confiança e um aparelho de bioimpedância elétrica, assim como um sistema de dados mas organizado e individual sobre a alimentação consumida por cada participante ao longo do caminho.
Seguindo nossos objetivos iniciais o trabalho foi estruturado em 3 partes. Na primeira parte apresentamos o Caminho de Santiago, seus peregrinos, e também onde discutimos as dietas dos mesmos, mediante uma revisão de literatura e dados registrados em nossos diários de campo. Na segunda parte discutimos a variação da gordura corporal, mediante análise de suas pregas cutâneas e o comportamento alimentar dos três indivíduos estudados. E finalmente na terceira parte buscamos contrastar as informações da primeira com a segunda parte com o objetivo de elaborar considerações e sugestões úteis tanto para profissionais e investigadores, como para as pessoas que apenas desejam realizar esta atividade.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2002
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074