A maioria dos suplementos esportivos não melhora o desempenho, apesar de alguns poderem ter esse efeito. Entretanto, as pessoas podem responder de maneira diferente a diversas estratégias nutricionais ou suplementos dietéticos; portanto, atletas e seus técnicos devem estar preparados para experimentar suplementos esportivos adequados e recomendados, teoricamente desenvolvidos para otimizar o treinamento e/ou desempenho. A maioria dos suplementos esportivos é seguro.
Entretanto, a ingestão excessiva de alguns suplementos, mesmo vitaminas e minerais, pode representar um risco significativo à saúde. Isso pode ser um problema principalmente para jovens atletas que têm a tendência de usar suplementos esportivos (Consumers Union, 2001), geralmente de maneira excessiva porque pensam que quanto mais, melhor. Por exemplo, apesar de os suplementos de creatina serem geralmente considerados seguros quando consumidos nas doses recomendadas, Poortmans e Francaux (2000) observaram que pode haver efeitos anormais no rim ou no fígado quando grandes quantidades são consumidas. Suplementos esportivos comprados de fontes não-idôneas podem apresentar contaminantes que podem causar efeitos adversos à saúde. A maioria dos suplementos esportivos são permitidos.
Entretanto, como mencionado acima, o uso de diversos suplementos esportivos é especificamente proibido pela WADA. Além disso, os atletas deveriam estar cientes que suplementos permitidos podem estar contaminados com substâncias proibidas, seja acidentalmente durante a manufatura ou intencionalmente pela ação de indivíduos ou companhias inescrupulosas (Ros e col., 1999). Diversos fabricantes garantem que seus produtos contêm apenas as substâncias permitidas. Em resumo, os atletas se beneficiarão muito com o consumo de uma dieta saudável, balanceada e variada, mas a utilização de algumas estratégias e suplementos dietéticos podem ser benéficos em alguns esportes.
Uma excelente fonte para revisão desse assunto está disponível no site www.supplementwatch.com Este é o sexto e último artigo de uma série que discutiu os principais tipos de suplementos dietéticos (vitaminas; minerais; aminoácidos; ervas ou produtos botânicos e metabólitos/constituintes/extratos) com relação à eficácia desses para melhorar o desempenho nos esportes ou na prática de exercícios.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2004
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074