Esta breve revisão sugere que certos suplementos dietéticos podem ser eficazes como auxílio ergogênico para atletas treinados. Resultados de pesquisas de suplementação com creatina são bastante animadores, mas isso não acontece com a suplementação com HMB. Como veremos no próximo e último artigo desta série, diversos outros suplementos dietéticos também poderiam ter alguns efeitos na melhora do desempenho para alguns atletas, mas a maioria não se mostrou eficaz ou não foi estudada adequadamente.
Diversos constituintes, extratos e metabólitos de plantas e animais têm sido comercializados como suplementos esportivos para indivíduos fisicamente ativos. De modo geral, há uma teoria de que esses produtos intensificam os processos fisiológicos envolvidos na produção de energia para o desempenho esportivo. Muitos desses produtos são constituídos por um único ingrediente, ao passo que outros podem ser compostos por combinações de diversas substâncias. Este artigo irá se concentrar em dois produtos que contêm apenas um ingrediente: a creatina e o HMB, comercializados como uma forma para estimular o crescimento, a força e a potência muscular.
Este é o quinto de uma série de seis artigos que discutirão os principais tipos de suplementos dietéticos (vitaminas, minerais, aminoácidos, ervas ou produtos botânicos, metabólitos, constituintes/extratos ou combinações desses). O foco principal é a eficácia desses suplementos para melhorar o desempenho nos exercícios e nos esportes.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2004
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074