1)Por que os casos de Hepatite do tipo A aumentam com a chegada do verão?
Os casos de Hepatite do tipo A aumentam com a chegada do verão e o motivo é bem simples: as mudanças de hábitos durante as viagens de férias e a falta de água devidamente tratada em muitas cidades do litoral, em todos os estados do país. Além desses motivos, frutos do mar, como mariscos e ostras, mais consumidos no verão, além das verduras e vegetais crus, podem ser outras fontes de contaminação da doença.
2) Como ocorre a transmissão da hepatite A?
A transmissão da hepatite A se faz pela via fecal-oral, ou seja, as fezes do paciente contendo o vírus A contaminam reservatórios de água que, por sua vez, é ingerida por outras pessoas ou usada no preparo de alimentos. Hábitos simples como a ingestão de alimentos contaminados e o contato com a água não-tratada são os fatores de risco mais freqüentes
3) Como deve ser feito o tratamento da hepatite A?
No tratamento da Hepatite A não é necessário o uso de medicamentos. O sistema imunológico do próprio paciente se encarrega de eliminar o vírus do organismo. Repouso relativo, grande consumo de líquidos e a adoção de dieta balanceada são aconselháveis.
4) Como podemos realizar a prevenção da hepatite A?
Existe vacina para a Hepatite A: duas doses que devem ser tomadas com intervalo de seis meses entre uma e outra. Diferentemente da vacina contra a Hepatite B, ela não é obrigatória no recém-nascido. O aumento dos casos da doença no verão ocorre não só entre crianças, mas também em adolescentes e jovens adultos.
Portanto, cuidados redobrados com a higiene dos alimentos crus e com a qualidade da água consumida durante o verão são fundamentais para a prevenção da doença que, apesar de ser a forma mais simples e comum das hepatites, também pode se transformar em uma séria complicação hepática.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074