385 artigos encontrados em Entrevistas
Hipertensão arterial também afeta as crianças

1)O que causa a hipertensão arterial na criança?

A hipertensão arterial na criança pode ser decorrente de problemas de saúde específicos de uma criança, como, por exemplo, má formação do aparelho urinário, intercorrências sofridas durante o parto ou a contração de uma infecção urinária. Pode ser, também, um problema normalmente associado aos adultos, que é a hipertensão essencial primária ou familiar, que vem afetando cada vez mais a faixa etária pediátrica. O aumento no número de crianças obesas ou com sobrepeso são fatores responsáveis, em grande parte, por essa situação.

O quadro vem preocupando especialistas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP (ICr), que possui um ambulatório para atendimento de crianças hipertensas e realiza mutirões em locais de grande afluência de público para alertar a população quanto à ocorrência desse problema e à forma de preveni-lo.

2)Que cuidados devem ser tomados com as crianças que procuram o ambulatório?

A principal recomendação é que a pressão arterial seja medida também em crianças, da mesma forma como são aferidos regularmente o peso e a altura. Esse cuidado deve ser tomado a partir dos três anos de idade em crianças sem problemas pessoais anteriores e sem uma história familiar de hipertensão. Crianças com problemas que podem levar à hipertensão ou que pertençam a famílias com histórico de hipertensão, de doenças cárdio-vasculares ou derrame em pessoas jovens devem ter medida a pressão arterial desde o nascimento ou, então, desde que ocorreu o problema pessoal.

3) Qual é o benefício desta prática?

O benefício dessa prática concentra-se na importância da prevenção. A grande parte das crianças com hipertensão é assintomática. E quando os sintomas aparecem, normalmente já houve alguma lesão em órgãos importantes, como coração, cérebro ou rim. Muitos casos poderiam ter sido tratados, sem outras complicações, se a pressão tivesse sido medida precocemente e não somente quando da busca de atendimento médico após o aparecimento dos sintomas que , em geral, denunciam um órgão nobre já afetado, exemplificando que é possível uma criança sofrer derrame em conseqüência da hipertensão. Tudo pode ser prevenido, desde que o diagnóstico seja precoce. E para prevenir a hipertensão, é preciso medir a pressão arterial

Autor

Dra. Vera Koch Chefe da Unidade de Nefrologia Infantil do ICr Instituto da Criança - Hospital Clínicas - SP

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores