172 artigos encontrados em Nutrição e Esporte
Suplementos Dietéticos e Desempenho Esportivo: Introdução e Vitaminas

O sucesso nos esportes depende, principalmente, da constituição genética de características morfológicas, psicológicas, fisiológicas e metabólicas específicas, relacionadas a aspectos vitais para o desempenho no esporte. Atletas com boa carga genética também precisam receber treinamento adequado para aumentar a força física, fortalecer a força mental e apresentar vantagem mecânica. Entretanto, os atletas geralmente tentam ir além do treino e usam substâncias e técnicas, geralmente conhecidas como ergogênicas, numa tentativa de ganhar vantagem competitiva. Agentes farmacológicos como esteróides anabólicos e anfetaminas eram usados no passado, mas seu uso por atletas fez com que se estabelecesse a legislação anti-doping e protocolos eficazes de teste para ajudar a coibir o uso dessas substâncias.

Assim, muitos atletas passaram a usar ergogênicos nutricionais, principalmente suplementos dietéticos, que presumem serem eficazes, seguros e legais. Suplementos dietéticos são usados por atletas no mundo todo. Nos Estados Unidos, a lei Dietary Supplement Health and Education Act (Lei sobre Educação e Saúde dos Suplementos Dietéticos) definiu suplementos dietéticos como substâncias adicionadas à dieta, principalmente (1) vitaminas, (2) minerais, (3) aminoácidos, (4) ervas ou produtos botânicos e (5)metabólitos/constituintes/extratos ou combinação de qualquer desses ingredientes. Além dos atuais produtos alimentícios desenvolvidos para atletas e indivíduos fisicamente ativos, diversas empresas comercializam suplementos dietéticos para atletas, geralmente sob a alegação de que o desempenho nos esportes pode ser melhorado.

Este é o primeiro de uma série de seis artigos para discutir as principais classes de suplementos dietéticos acima mencionados. A ênfase principal está na eficácia desses suplementos para melhorar o desempenho esportivo e na prática de atividades físicas, com uma breve discussão sobre a segurança, legalidade e ética desse produtos. Vitaminas: Teoria Ergogênica A função das vitaminas no corpo humano como reguladores metabólicos, atuando em uma série de processos fisiológicos importantes para o desempenho na prática de exercícios ou nos esportes. Por exemplo, muitas das vitaminas do complexo B participam dos processamento de carboidratos e gorduras para produção de energia, um aspecto importante durante exercícios de intensidade variadas.

Diversas vitaminas desse complexo também são essenciais para ajudar a formar a hemoglobina nas hemácias, o principal determinante da oferta de oxigênio aos músculos durante o exercício de endurance aeróbico. Além disso, as vitaminas C e E atuam como antioxidantes e são importantes para a prevenção de lesões oxidativas a estruturas e funções celulares e subcelulares durante o treino, teoricamente otimizando o preparo para as competições. Detalhes complexos das funções e requerimentos de vitaminas encontram-se disponíveis em diversas publicações recentes. (National Academy of Science; 2002; 2000A; 2000B; 1999). As deficiências de vitaminas podem certamente comprometer o desempenho na prática de exercícios.

Por exemplo, van der Beek (1991) mostrou que uma ingestão diária menor que um terço da RDA de diversas vitaminas do complexo B (B1, B2 and B6) e da vitamina C, mesmo que haja suplementação de outras vitaminas na dieta, pode causar uma redução significativa no VO2max e no limiar anaeróbico em menos de quatro semanas. Entretanto, a maioria dos trabalhos relata que atletas consomem dietas hipercalóricas que contém o RDA de todos os nutrientes e que apresentam poucas deficiências de vitaminas ou minerais (Armstrong & Maresh, 1996).

Por outro lado, dados de pesquisa recentes indicam que as vitaminas são os suplementos dietéticos mais usados por diversos grupos de atletas (Jacobson et al, 2001). A suplementação de vitaminas em quantias superiores àquelas oferecidas por uma dieta equilibrada, adequada e saudável pode intensificar o desempenho nos esportes ou nos exercícios?

Autor

Dr. Melvin Williams PhD em Educação Física e Ciências do Exercício pela University of Maryland. Tem vários livros publicados sobre nutrição esportiva, sendo o último "Nutrition of Health, Fitness and Sport"

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2004

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores