Os recordes continuarão a ser quebrados? Já estamos nos aproximando do limite do desempenho humano nos esportes? No que a ciência e a tecnologia poderão ainda contribuir para melhorar o desempenho esportivo? Fazer um exercício de futurologia numa época em que a ciência evolui com uma velocidade fantástica como agora, é cada vez mais imprudente. Entretanto, faz parte da natureza do ser humano tentar prever o que pode acontecer nas mais diferentes áreas em um futuro próximo.
Na medida que estamos nos aproximando de um ?número mágico? como o ano 2000, esta curiosidade se torna ainda mais aguçada. Esta curiosidade chega a se tornar um assunto fascinante quando se trata de prever o futuro nos esportes. Certamente não poderíamos nos conformar com a idéia de não continuar havendo evolução no desempenho esportivo. A quebra dos recordes, a superação dos limites, é talvez o ingrediente mais importante para que o esporte continue a ser tão fantástico e exercer uma verdadeira sedução na grande maioria das pessoas.
Neste contexto, a ciência exercerá um papel cada vez mais importante. Por trás de cada quebra de recorde, de cada medalha, ou de cada momento mágico que o esporte vier a promover, existirá o trabalho de psicólogos, nutricionistas, preparadores físicos, médicos, técnicos esportivos, e sobretudo dos cientistas do esporte, atuando não só na pesquisa de recursos que promovam maior potencial físico ao atleta, como também no desenvolvimento da tecnologia do material esportivo. Este, sem dúvida será um fator cada vez mais decisivo na evolução do atleta do futuro.
Como na nossa visão não podemos visualizar ?mutações? que adaptem melhor o ser humano para o esporte, esta adaptação se dará na forma de recursos e equipamentos para os atletas serem cada vez mais velozes, saltarem ou pedalarem mais rápido, serem mais eficientes na execução do gesto esportivo, etc. Uma análise mais detalhada sobre este assunto poderia ser elaborada considerando a influência de 3 fatores determinantes do desempenho nos esportes: 1) Produção de energia 2) Eficiência do Gesto Esportivo 3) Componente Psicológico.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2001
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074