O ganho de massa muscular tem sido tema extremamente discutido nas últimas décadas. A finalidade de tantas discussões consiste em beneficiar indivíduos nas mais variadas situações, sejam eles praticantes de atividade física, atletas de elite, treinadores, ou até portadores de doenças associadas a síndromes de perda muscular, como a AIDS ou o câncer. Desta forma a busca por métodos capazes de estimular o aumento de massa muscular trouxe à tona reflexões sobre a prática de atividade física regular, bem como o uso de agentes farmacológicos e suplementos nutricionais.
O exercício físico tem demonstrado exercer profundas influências sobre a hipertrofia muscular entre homens e mulheres, sendo considerado potente estímulo anabólico. Porém, segundo Kraemer, apesar do exercício de resistência objetivar principalmente a promoção da massa muscular, os resultados obtidos com o treinamento crônico, variando de 0 a 1 Kg por mês, ainda são considerados insatisfatórios por muitos dos praticantes. Acredita-se que esta insatisfação seja causada principalmente pela grande variabilidade dos resultados obtidos entre os diferentes indivíduos, o que induz cada vez mais a procura por métodos complementares, como os agentes farmacológicos e suplementos nutricionais.
Apesar de apresentarem-se claros os efeitos anabólicos dos agentes farmacológicos, tais como os esteróides e o hormônio de crescimento (GH), existem fatores médicos, éticos e legais restringindo seu uso. Conseqüentemente, a utilização de suplementos nutricionais destinados ao incremento de massa muscular vem alcançando patamares cada vez mais altos, resultando em uma explosão no desenvolvimento, marketing e pesquisas sobre esses produtos.
De acordo com o trabalho de revisão realizado por Kreider, dentre as estratégias nutricionais mais utilizadas com o objetivo de se obter ganho de massa magra, destaca-se a ingestão de alguns nutrientes, como as proteínas, os aminoácidos de cadeia ramificada, a creatina, e mais recentemente, o HMB. O HMB, um metabólito da leucina, tornou-se recentemente um suplemento nutricional popular, desenvolvido com o intuito de promover incremento de massa magra. Porém, o que se observa atualmente é a escassez de estudos científicos que consolidem sua função anabólica ou anticatabólica, o que gera opiniões opostas entre os principais grupos de pesquisadores no mundo.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2001
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074