166 artigos encontrados em Nutrição Clínica
O Avocado: Fruta Brasileira de Exportação e Pouco Conhecida no País- Opção no Combate a Dislipidemias?

O principal fator de risco para doenças cardiovasculares é o colesterol. Dietas ricas em gorduras saturadas (gordura de origem animal), apresentam relação direta com o aumento do colesterol total e LDL, já ás dietas ricas em gordura insaturada ou gordura vegetal contribuem para uma diminuição do LDL e manutenção adequada dos valores de HDL. O avocado é uma fruta típica do continente americano, muitas vezes confundida com o abacate, apresenta um excelente perfil lipídico que pode contribuir para modificação destes fatores de risco.

Apresenta alta quantidade de ácido graxo oléico, o mesmo que compõem a gordura do azeite de oliva. O teor de gordura saturada é pequeno, além de ser isento de colesterol. Apresenta também componentes biologicamente ativos como os fitoesteróis, substância capaz de inibir a absorção e síntese de colesterol. Quanto as vitaminas e minerais, o avocado é rico em vitaminas antioxidantes como A,C e E.

Alguns estudos correlacionam este grupo de vitaminas com doenças cardiovasculares, câncer ou ainda redução dos níveis de LDL. Quanto ao conteúdo de fibras, o avocado contém pectina, apresentando quatro vezes mais fibras quando comparado com outras frutas como a maçã. Os principais minerais presentes na composição do avocado são o potássio, fósforo e magnésio. As propriedades da fruta vão além das ótimas características nutricionais: o óleo do avocado é largamente utilizado na fabricação de cosméticos.

Por ser um fruto nacional de excelente valor nutricional, deve ser ampliado o seu leque de utilização na dieta brasileira. Dados epidemiológicos sugerem uma associação entre a alta ingestão de frutas e vegetais com a redução do risco de doenças crônicas. Os vegetais e frutas são ricas fontes de uma variedade de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras dietéticas, e muitas outras classes de componentes biologicamente ativos.

As dietas ricas em vegetais e frutas podem ser relacionadas à proteção contra doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas. Alguns trabalhos correlacionam hábitos dietéticos de populações vegetarianas com os baixos níveis de colesterol sérico, justificado por uma substituição das fontes de gordura animal por vegetal. A ocorrência de eventos coronarianos é relativamente baixa em países, onde há um consumo alto de gordura vegetal, gordura esta rica em ácido oléico principal componente da gordura do óleo de oliva e do avocado. A palavra fruta trata?se de uma variação genérica da palavra fruto. O fruto é o órgão que abriga as sementes da planta, este nome é atribuído então a porção comestível.

Devido à diversidade de clima em nosso país, encontramos um número muito grande de frutas, algumas de consumo nacional ou frutas de consumo regionalizado. No Brasil o cultivo das frutas apresenta-se em expansão, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (MAPA), durante o período de janeiro a novembro de 2001, o país exportou 533,5 mil toneladas de frutas. As principais frutas exportadas são: goiaba, manga, melão, laranja, uva, mamão papaya, banana, limão, lima, tangerina, abacaxi e melão. As frutas apresentam importante função na alimentação, são fontes de vitaminas, minerais, fibras além de importantes componentes antioxidantes.

O avocado é um fruto rico em nutrientes que podem contribuir para uma dieta saudável. Devido ao seu alto valor calórico, seu consumo no Brasil é tímido quando comparado com outros paises. No México, o avocado é um alimento popularmente consumido, sendo a principal fonte de ácido graxo oléico. Sua principal gordura é a monoinsaturada, apresenta ácidos graxos essenciais, seu teor de gordura saturada é pequeno e isento de colesterol.

Desta maneira os benefícios do avocado estão em seu perfil lípidico, devido a quantidade de ácido graxo oléico que atuam diretamente em processos biológicos, decisivos para o desenvolvimento de placas de ateroma. Quando comparado com outras frutas o avocado apresenta-se como uma ótima fonte de vitaminas como a B6, E, C, apresenta fósforo, potássio, magnésio, além de fibras, b sitosterol

Autores

Dra. Adriana Martins de Lima Nutricionista, Especializanda em Adolescência para Equipes Multidisciplinares, CAAA-UNIFESP
Dra. Lisia Toniazzo Nutricionista, Especialista em Adolescência para Equipes Multidisciplinares, CAAA-UNIFESP
Prof. Dr. Mauro Fisberg Pediatra e Nutrologo do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo.

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2002

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores