The Performance and Formation of The Nutritionist In The Marketing Area: A Case Study
palavras-chave: nutricionista, marketing nutricional, atribuições do nutricionista.
keywords: nutritionist, nutritional marketing, nutritionist attributions.
resumo
Atualmente, o nutricionista atua em diversos ramos de atividade, dentre eles o marketing, que está inserido no campo da promoção da saúde pública, apesar de ainda pouco explorado. O presente trabalho pretende comparar a atuação do nutricionista com as atribuições previstas na legislação e verificar a contribuição acadêmica para este exercício. Realizado em empresa de consultoria nutricional, na capital de São Paulo. Os dados foram obtidos através de observação direta. Muitas são as atividades desenvolvidas pelo nutricionista: programa de qualidade de vida empresarial; orientação em campo para atletas; cozinha experimental; rotulagem; matérias para revistas, jornais e sites; atendimento ao consumidor, entre outras. Diversas disciplinas contribuem ao exercício do nutricionista em marketing, como as técnicas, aquelas que favorecem o entendimento do processo saúde-doença, além, daquelas que dão suporte para elaboração de trabalhos científicos e relacionamento com o ser humano. A atuação do nutricionista nesta área está amparada pelos conhecimentos acadêmicos e respaldada pelas atribuições propostas pela resolução vigente.
abstract
Nowadays, the nutritionist acts in several activity branches, one of them the marketing, which is inserted in the fields of promotion of the public health, despite it is little explored. The currently work have the intention to compare the act of the nutritionist with the attributions foreseen in the legislation and verify the academic contribution to this exercise carried through in a consulting nutritional company located at the capital of São Paulo. The data was gathered by using direct observation. Many are the activities developed by the nutritionist: program of quality of the enterprise life; guidance in the field for athletes; experimental kitchen; labeling; articles for magazines, newspapers and web sites; costumer care, and others. Several disciplines help the nutritionist’s marketing work, like the techniques those that helps the understanding of the process health-illness, and those that give support to the elaboration of scientific works and the relationship with the human being. The act of the nutritionist in this area is supported by the academic knowledge and endorsed by the attributions proposed by the effective resolution.
Autores
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Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2009
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