As doenças cardiovasculares (DCV) representam boa parte das principais causas de morte. No Brasil a DCV é responsável por, aproximadamente, 35% do total de mortes e 40% das mortes de pessoas com mais de 45 anos. A forma mais conhecida de doenças cardiovasculares são as doenças cardíacas coronarianas (DCC).
O colesterol plasmático alto é um dos três maiores fatores de risco de DCV e DCC, juntamente com a hipertensão e o tabagismo.
A redução dos níveis de colesterol no sangue promove a redução nas chances de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas. A redução dos níveis de colesterol total em 10%, reduz em até 50% as chances de homens com 40 anos de idade sofrerem de DCC.
As mudanças no estilo de vida e a intervenção na dieta alimentar são práticas predominantes na prevenção primária de DCC.
Se essas medidas falharem ou se os pacientes tiverem um risco absoluto de DCC superior a 20%, deve-se recorrer aos medicamentos, como forma de diminuir a dislipidemia.Entretanto, o índice de adesão à mudança no estilo de vida e à dieta é baixo, pois, freqüentemente, as pessoas encontram dificuldade em efetuar as alterações necessárias na dieta alimentar.
Dessa forma, a inclusão de certos alimentos funcionais, comprovadamente benéficos à saúde, são importantes para auxiliar nessa prevenção.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2000
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074