A relação entre dieta e doenças crônicas já é bem reconhecida e a educação nutricional (EN) é considerada um componente importante da maioria dos programas de promoção e manutenção da saúde e de prevenção de doenças. De acordo com "The American Dietetic Association (ADA)", para o indivíduo alcançar um ótimo estado nutricional, a EN também deve estar incorporada em todos os sistemas educacionais.
A EN é um processo que capacita a pessoa a aplicar os conhecimentos da ciência da nutrição e outros relacionados `a dieta e saúde na prática alimentar. O objetivo a longo prazo é habilitar os indivíduos a tomar decisões sobre nutrição de acordo com conhecimentos científicos, assim como também com seus próprios objetivos, valores e estilo de vida. O intuito final é a melhora do estado nutricional e da saúde.
O aumento da prevalência da obesidade em crianças , as evidências científicas de que os hábitos alimentares da infância têm um papel importante no desenvolvimento de doenças crônicas no adulto e outros aspectos relacionados à nutrição infantil fazem desta população um alvo importante dos profissionais de nutrição.
A obesidade constitui um problema terapeutico importante, especialmente nos adolescentes, sendo uma das patologias mais difíceis de se tratar. A porcentagem de crianças obesas aos 6 meses que se tornam adultos obesos é de 14%, 41% aos 7 anos e, aproximadamente, 70% nas idades de 7 a 10 anos. O tratamento e a detecção precoce da obesidade são, portanto, essenciais.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/1998
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074