4º Fórum Nacional de Nutrição - Porto Alegre RS
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2008
29 de Agosto de 2008 (Sexta)


Curso I – 7h – 10h - Avaliação do Estado Nutricional do Atleta e do Desportista

Avaliação da Composição Corporal (métodos indiretos e métodos duplamente indiretos); Avaliação Bioquímica do Estado Nutricional; Avaliação do Consumo Alimentar (métodos quantitativos e qualitativos); ìndices Nutricionais na Prática Esportiva; Padrões de Referência para o Diagnóstico Nutricional.
Profa. Dra. Nailza Maestá - Doutora pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora Convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de  Educação Física UNIFAC - Botucatu

Curso II - 10h15 – 13h15 - Nutrição para o Jovem Atleta
Necessidades nutritivas para o jovem atleta; Necessidades energéticas para o crescimento e maturação; Ingestão de macronutrientes: Carboidrato, Gordura e Proteina; Ingestão de micronutrientes: Ênfase no Ferro e no Calcio; Suplementos dietéticos; Hidratação e regulação térmica
Prof. Dra Flavia Meyer - Médica e Pediatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). PhD pela McMaster University, no Canadá  sob a orientação do Prof. Oded Bar-Or. Atualmente, é Professora Associada da ESeF, UFRGS.  Atua na área de Fisiologia do Exercício e Medicina do Exercício com ênfase em crianças e jovens. Tem pesquisado, orientado mestrado e doutorado e publicado principalmente na área de Medicina do Exercício em Pediatria, Hidratação e Nutrição Esportiva.

Curso III- 14h-17h - Avaliação Nutricional de Crianças
Prof. Dra. Paula Dal Bó Campagnolo
- Nutricionista. Mestre e Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professora do curso de Nutrição da UNISINOS e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Curso IV –17h15 – 20h15 - Gastronomia Saudável no Turismo e na Hospitalidade
Gastronomia, turismo e hospitalidade; Tendências da gastronomia - do regional ao fusion; O papel cultural da gastronomia;  Gastronomia saudável e o prazer da alimentação.
Prof. Dra Verônica Cortez Ginani - Nutricionista (UnB), Especialista em Qualidade em Alimentos (UnB), Mestre em Nutrição Humana (UnB), autora do livro "Da alimentação à Gastronomia" e “Alquimia dos Alimentos”, Membro do Grupo de Pesquisa de Gastronomia do Centro de Excelência em Turismo (UnB), Professora nos cursos de pós-graduação do Centro de Excelência em Turismo (UnB).


Fórum de Nacional de Nutrição 30 de agosto de 2008 (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura – " A Política Estadual para a Alimentação e Nutrição –
Desafios e Perspectivas” 
Dr Paulo Henkin
– Coordenador da Política de Alimentação e Nutrição da Sec.Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul


Nutrição Clínica/Hospitalar


9h – 9h45  - Nutracêuticos na Prática Clínica
Prof. Dra Carolina Guerini de Souza
- Nutricionista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrado em Ciências Biológicas- Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é Doutoranda em Bioquímica (UFRGS).

9h45 – 10h15 – Coffee Break

10h15 – 11h - Acompanhamento Nutricional na Obesidade e Cirurgia Bariátrica
Prof. Dra Daniela Schaan Casagrande
– Nutricionista do Centro de Obesidade Mórbida do HSL PUCRS; Membro da Diretoria da Comissão de Especialidades Associadas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica; Co-responsável pelo Departamento de Nutrição da Associação de Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica - ABESO; Prof. do Pós-graduação de Nutrição do Instituto de Cardiologia do RS; Prof. do Pós-graduação de Nutrição da Unisinos

11h – 11h45– Manejo Nutricional no Paciente Oncológico
Prof. Dra Ana Carolina Pio da Silva
- Mestre em Nefrologia pela UFRGS, Nutricionista Assistencial do Hospital Moinhos de Vento (Oocologia), Professora dos Cursos de Pós-graduação em Nutrição do IEP/HMV e do Curso de Nutrição da UNIVATES.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11h45 - 12h30 - Alimentação Regional Saudável
Prof. Dra Verônica Cortez Ginani
- Nutricionista (UnB), Especialista em Qualidade em Alimentos (UnB), Mestre em Nutrição Humana (UnB), autora do livro "Da alimentação à Gastronomia" e “Alquimia dos Alimentos”, Membro do Grupo de Pesquisa de Gastronomia do Centro de Excelência em Turismo (UnB), Professora nos cursos de pós-graduação do Centro de Excelência em Turismo (UnB).


Nutrição Esportiva


14h - 14h45 Interação entre Nutrição e Exercício na Saúde da Mulher
Prof. Dra Nailza Maestá
- Doutora pelo Depto de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UNESP Botucatu, Profa. da UNIFAC de Botucatu, Professora da UNIMEP dos cursos de Nutrição e educação Física, Nutricionista do CeMENUtri - UNESP Botucatu

14h45 – 15h30 – Nutrição e Suplementação do Jogador de Futebol
Dra Lenice Zarth Carvalho
- Nutricionista formada pela UNISINOS, Especialista em Ciências do Esporte pela UFRGS, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, Nutricionista do Sport Club Internacional

15h30 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Alimentação Saudável, Recomendações Nutricionais e o Guia Alimentar
Prof. Dra Sonia Tucunduva Philippi
- Professora Livre-Docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado na FSP e no PRONUT. Autora e co-autora de inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, destacando-se "A Piramide Alimentar Brasileira" e "A Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional”.

17h – 17h45 – Formação de Hábitos Alimentares na Infância
 Prof. Dra Márcia Regina Vítolo
- Mestrado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre( UFCSPA). Professor Orientador de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da UFCSPA

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)