4º Fórum Nacional de Nutrição - Rio de janeiro RJ
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2008
14 de março de 2008 (Sexta)

Curso I –9h – 12h – Controle Higiênico-Sanitário em Restaurantes Comerciais Enquanto Atributo Determinante e Privativo da Atuação do Nutricionista.
Dra. Márcia M. M. Paranaguá
- Nutricionista, Pós-Graduada, Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade de Educação da Bahia, Professora da Faculdade UNYAHNA - Curso de Turismo, Disciplina Gastronomia Aplicada ao Turismo, e Assessora Técnica em Nutrição do Restaurante Yemanjá e Restaurantes Spaghetti Lilás, Instrutora em Segurança alimentar pelo Instituto da hospitalidade para o Setor de Turismo.

Curso II - 13h – 16 h - Avaliação do Estado Nutricional do Paciente Hospitalizado Avaliação da Composição Corporal (métodos indiretos e métodos duplamente indiretos), Avaliação Bioquímica do Estado Nutricional, Avaliação do Consumo Alimentar (métodos quantitativos e qualitativos), ìndices Nutricionais na Prática Clínica, Padrões de Referência para o Diagnóstico Nutricional.
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Curso III –16h30 – 19h30 - Nutrição em Diferentes Modalidades Esportivas
Introdução geral; Avaliação dietética, avaliação antropométrica; Intervenção dietética e hidratação em diferentes modalidades esportivas. Dra Isabela Guerra – Nutricionista, Mestre e Doutora pelo curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada; Co-autora dos livros "Ciência do Futebol" e "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte"; Nutricionista responsável pelo Programa Viva Melhor - HP Brasil e do Programa das 10 Semanas do Laboratório Delboni Auriemo
Dra Isabela Guerra – Nutricionista, Mestre e Doutora pelo curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada; Co-autora dos livros "Ciência do Futebol" e "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte"; Nutricionista responsável pelo Programa Viva Melhor - HP Brasil e do Programa das 10 Semanas do Laboratório Delboni Auriemo.

Fórum de Nacional de Nutrição (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura - A Política Estadual para a Alimentação e Nutrição: Desafios e Perspectivas

Dra. Madalena Maria Ribeiro Marques - Mestre em Ciências da Nutrição e Saúde, Sanitarista e Coordenadora da área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria do Estado da Saúde do RJ.


Nutrição Clínica/Hospitalar


9h – 9h45 - Nutrição e Imunologia: O Intestino e a Competência Imunológica – um Assunto Controverso
Prof. Dra. Monique Pedruzzi – Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela UGF, Mestre em Imunologia e Patologia pela UFF, Pesquisadora do Grupo de Imunologia Gastrointestinal da UFF.

9h45 – 10h15 – Coffee Break

10h15 – 11h - Câncer: Nutrição e Interações Medicamentosas
Prof. Dra Nelzir Trindade Reis – Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular (aposentada) da Universidade Federal Fluminense. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da Univ. Veiga de Almeida. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar

11h – 11h45 – Avanços no Tratamento Nutricional da Hipertensão Arterial Sistêmica
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11h45 - 12h30 - Controle da Qualidade na Produção e Exposição de Iguarias Destinadas aos Serviços de Buffet
Prof. Dra. Karla Tonini - Professora da Universidade Castelo Branco e Nutricionista da Nutrimental


Nutrição Esportiva


14h às 14h45 – Nutrição e Exercício no Manejo da Obesidade Pediátrica.
Dra. Isabela Guerra - Mestre e Doutora pelo curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada; Co-autora dos livros " Ciência do Futebol" e "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte"; Nutricionista responsável pelo Programa Viva Melhor - HP Brasil e do Programa das 10 Semanas do Laboratório Delboni Auriemo

14h45 – 15h30 – A Tríade da Mulher Atleta: Transtornos Alimentares, Amenorréia e Osteoporose em Atletas de Elite.
Dra Annie Schtscherbyna –
Nutricionista do Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade (NUTTRA), Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ e Mestre em Nutrição pela UFRJ.

15h30 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Alimentação Saudável, Recomendações Nutricionais e o Guia Alimentar
Prof. Dra Sonia Tucunduva Philippi
- Professora Livre-Docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado na FSP e no PRONUT. Autora e co-autora de inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, destacando-se "A Piramide Alimentar Brasileira" e "A Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional".

17h – 17h45 – Diversificação Alimentar como parte de um Programa de Combate á Deficiência de Vitamina A
Prof Dra Andréa Ramalho
- Doutora em Ciências da Saúde Pública. Professor Titular do Departamento de Nutrição Social e Aplicada. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)