5º Fórum Nacional de Nutrição - Porto Alegre RS
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2009 - 26 de Novembro (Quinta Feira)

Curso I – 9h – 12h - Nutrição Esportiva - Alimentação e Suplementação para Treinamento Misto: Diferentes Treinos para um mesmo Atleta ou Esportista
Prof. Dra Lenice Zarth Carvalho
- Espcialista em Ciências do Esporte - UFRGS, Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS, Nutricionista do Sport Club Internacional

Curso II – 13h- 16h – Obesidade, Uma Inflamação Crônica de Baixa Intensidade: Papel da intervenção Nutricional
Prof. Dra Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.

Curso III –16h30 – 19h30Gastronomia Funcional
Prof. Dr. Roberto Marcílio – Nutricionista pela UNI-RIO, Mestre em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP, Doutorando em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp. Professor convidado dos cursos de Pós Graduação em Nutrição Clínica Funcional da Universidade Estácio de Sá-Rio de Janeiro e Universidade São Lucas em Rondônia-Porto Velho: Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição e Nutrição Clínica

Fórum de Nacional de Nutrição 27 de Novembro de 2009 (Sexta Feira)

Nutrição Clínica/Hospitalar



8h – 8h45 - Nutrição e Estética: Aspectos Baseados em Evidências.
Vanessa Ramos Kirsten
- Nutricionista graduada pela UNIFRA; Especialista em Nutrição Clínica pela UNISINOS; Mestre em Ciências da Saúde pela PUCRS; Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS. Palestrante do Curso de Aperfeiçoamento em nutrição aplicada à Estética do IPGS; Professora e Coordenadora do Curso de Nutrição da UNIFRA.

8h45 – 9h30  - Alimentos Funcionais e Controle do Peso e da Ingestão Alimentar
Prof. Dra Josefina Bressan
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, revisora de periódicos nacionais e internacionais, coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), coordenadora de convênios internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, pesquisadora do CNPq.

9h30 – 10h Coffee Break

10h – 10h45 – Manejo Nutricional no Paciente com Acidente Vascular Cerebral.
Dra Amanda P. Rimolo - Nutricionista pelo Centro Universitário Metodista. Nutricionista Assistente do Hospital Moinhos de Vento.

10h45 – 11h30 – Prevenção e Tratamento Nutricional na Síndrome Metabólica
Prof. Dra  Ana Maria Feoli - Nutricionista, Mestre e Doutora em Bioquímica pela UFRGS, Professora, pesquisadora e coordenadora do curso de Nutrição da PUCRS, Professora da pós-graduação em Nutrição Enteral e Parenteral. Vice-Líder do Grupo de Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Promoção e Vigilância da Saúde CNPQ/PUCRS.

11h 30 – 12h15 – Perfis Moleculares do Câncer e Nutrição Terapêutica. Fato ou Ficção?
Prof. Dr.Vinicius Schenk Michaelsen
- Graduado em Farmácia e Análises Clínicas com Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS. Integra o grupo de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde do RS. Docente na Universidade Luterana do Brasil e Professor do Curso de Especialização em Nutrição com Ênfase em Oncologia do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h Planejamento e Elaboração de Cardápios Funcionais
Prof. Dr. Roberto Marcílio - Nutricionista pela UNI-RIO, Mestre em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP, Doutorando em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp. Professor convidado dos cursos de Pós Graduação em Nutrição Clínica Funcional da Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro e Universidade São Lucas em Rondônia - Porto Velho: Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição e Nutrição Clínica.


Nutrição Esportiva


14 h15 - 15h - Grelina, Regulação do Apetite e Exercício Físico
Dra. Geórgia Becker
- Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Fisiologia do Exercício (UFRGS), Mestranda em Ciências do Movimento Humano (ESEF/UFRGS). Membro do GEFEX (Grupo de Estudos em Fisiologia e Bioquímica do Exercício – ESEF/UFRGS). Nutricionista do Centro de Reabilitação do Hospital São Lucas da PUCRS.

15h – 15h45 – Exercício, Termorregulação e Estresse Oxidativo
Prof. Dra. Mariana Escobar
- Nutricionista pela UNISINOS, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFRGS, Mestre em Bioquímica pela UFRGS, Nutricionista do Porto Alegre Futebol Clube, Professora da Faculdade Nossa Senhora de Fátima - Caxias do Sul, Coordenadora e Professora da Especialização em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico - UNISINOS.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Nutrição e Suplementação para Gestantes e Nutrizes
Prof. Dra Denise P. Gigante - Professora associada do Departamento de Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, com Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de Pelotas e tendo realizado Estágio Pós-doutoral na Universidade de Cornell nos EUA.

17h – 17h45  - Educação Nutricional na Obesidade Infantil 
Profa. Dra. Paula Dal Bó Campagnolo - Nutricionista. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professora e Coordenadora adjunta do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)