6º Fórum Nacional de Nutrição - Campo Grande MS
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
20 de maio de 2010 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h - Suplementos Alimentares no Endurance e no Treino de Força.
Prof. Dr. Moises Feitosa - Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

Curso II – 13h- 16h –Transtornos Alimentares: do Diagnóstico ao Tratamento
Dra Fernanda Pisciolaro - Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com Aperfeiçoamento em Nutrição no Esporte pelo CEMAFE (UNIFESP/EPM); Aperfeiçoamento em Lipidologia Avançada e Especialização Latu Sensu em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária; Formada no Curso Avançado de Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBULIM-IPq–HCFMUSP). Coordenadora da equipe de Nutrição do GRECCO (Grupo de Estudo, Assistência e Pesquisa em Comer Compulsivo e Obesidade) e colaboradora do Ambulatório de Bulimia Nervosa do AMBULIM; e do GARPE (Grupo de Atendimento e Reabilitação ao Paciente Esquizofrênico) do IPq-HCFMUSP.

Curso III –16h30 – 19h30Controle de Qualidade dos Alimentos (APPCC,
Boas Práticas, ISO 22000)

Dra Camila Lanfredi Beiersdorf - Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC MT, Especialista em Gerência de Unidades de Alimentação e Nutrição pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Consultora do Programa Alimentos Seguros (PAS Mesa), Instrutora e Consultora SEBRAE/MS, Presta Consultoria em Qualidade dos Alimentos, Consultora ISO 22000, Presidente da ASMAN (Associação Sul-mato-grossense de Nutrição).


Fórum de Nacional de Nutrição
21 de Maio de 2009 (Sexta Feira)


8h – 8h45 – Nutrição Saudável começa na Infância: Importância do
Aleitamento Materno
Dra. Fabiana de Andrade
– Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Responsável Técnica pelo Banco de Leite, atua na área Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Campo Grande.

Nutrição Clínica/Hospitalar



8h45 – 9h30  - Perspectivas Inovadoras no Tratamento Nutricional da Obesidade
Dra Fernanda Pisciolaro - Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com Aperfeiçoamento em Nutrição no Esporte pelo CEMAFE (UNIFESP/EPM); Aperfeiçoamento em Lipidologia Avançada e Especialização Latu Sensu em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária; Formada no Curso Avançado de Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBULIM-IPq–HCFMUSP). Coordenadora da equipe de Nutrição do GRECCO (Grupo de Estudo, Assistência e Pesquisa em Comer Compulsivo e Obesidade) e colaboradora do Ambulatório de Bulimia Nervosa do AMBULIM; e do GARPE (Grupo de Atendimento e Reabilitação ao Paciente Esquizofrênico) do IPq-HCFMUSP

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45  - Obesidade e Doença Renal Crônica
Dra Paula Fabiana Saldanha Tschinkel - Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Capacitação em Nutrição Renal, Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, Especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Gerontologia Social pela Universidade Pública de Léon / Espanha.

10h45 – 11h30 – Laboratório de Nutrição Enteral  - A Experiencia da Santa Casa de 
Campo Grande  - MS

Dra Gislene Nantes Nogueira – Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Especialista em Nutrição clínica pela Universidade Gama Filho, Responsável Técnica pelo Laboratório de Nutrição Enteral da Santa Casa de  Campo Grande - MS

11h30 – 12h15 – Cuidados Nutricionais na Doença Celíaca
Dra. Elda Regina Leite Galvão de Ávila - Graduação em Ciências Físicas e Biológicas (UFMS), Pós Graduação em Biologia (Salgado de Oliveira), Graduação em Nutrição (UCDB), Pós Graduação em Nutrição Clínica (UNIDERP), Mestranda em Saúde e Desenvolvimento Nutricional (UFMS), Presidente da Associação de Celíacos do Brasil - Seção Mato Grosso do Sul.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h –Gastronomia Brasileira e Frutos do cerrado
Profa Dra. Rosemarly Candil
- Nutricionista, Docente dos Cursos de Nutrição da UCDB, Especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos e em Psicologia da Saúde, Mestre em Desenvolvimento Local, consultora em Gestão da Qualidade, Coordenadora do curso de extensão de Tecnologia em Gastronomia da UCDB e Coordenadora da Pós Graduação de Gerência de UAN da UCDB. Foi premiada em 2006, como destaque profissional no Prêmio Eliete Salomão Tudisco, é Consultora Técnica na área de Alimentação coletiva do CRN-3, é Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de MS


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Hidratação em Climas Quentes e Úmidos
Prof. Dr. Moises Feitosa - Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

15h – 15h45 – Nutrição, Exercício Físico e Emagrecimento
Profa Dra Marcela Grisólia Grisoste Zwarg
- Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UGF. Pós-graduação em Nutrição Esportiva e em Atividade Física Adaptada e Saúde pela UGF. Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco e graduação em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco. Docente do curso de Educação Física da UCDB e da disciplina de Obesidade do curso de Pós-graduação de Atividade Física Adaptada e Saúde da UGF.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Nutrição no Envelhecimento Saudável.
Profa Dra. Osvaldinete Lopes de Oliveira -  Nutricionista pela Universidade Federal de Mato Grosso; Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista em Docência do ensino superior pelo Centro Universitário Adventista, Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

17h – 17h45 - Alimento Seguro e Comércio de Rua
Dra Camila Lanfredi Beiersdorf - Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC MT, Especialista em Gerência de Unidades de Alimentação e Nutrição pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Consultora do Programa Alimentos Seguros (PAS Mesa), Instrutora e Consultora SEBRAE/MS, Presta Consultoria em Qualidade dos Alimentos, Consultora ISO 22000, EMPRETECA, Presidente da ASMAN (Associação Sul-mato-grossense de Nutrição).

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)