7º Fórum Nacional de Nutrição - Porto Alegre RS

 

Programação Científica
 
Cursos de Atualização Científica em Nutrição
25 de agosto de 2011 (quinta-feira)


Curso I – 9h – 12h – Adequação Nutricional e Suplementação no Esporte antes, durante e após treinamento físico - corrida, triatlon, ciclismo, natação, hipertrofia- adequação energética (glicídica e lipídica) e protéica nesses períodos.


- hidratação antes, durante e após treinamento/prova.
- adequação alimentar para os dias de treino.

Profa. Dra. Nailza Maestá – Profa Dra.  Substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina - UNESP de Botucatu, Profa. Dra. da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Nutricionista do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) - UNESP de Botucatu

Curso II – 13h - 16h – Entendendo os Guidelines/Diretrizes Brasileiras para as Diferentes Patologias

- o que são as Diretrizes
- como interpretar os níveis de evidências e graus de recomendações
- como o profissional nutricionista as utiliza na prática
- conhecendo algumas diretrizes

Profa Dra. Sandra Mari Barbiero -
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela Unisinos, Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia, Professora da Pós Graduação em Nutrição Clínica com ênfase em Doenças Cardiovasculares do Instittuto de Cardiologia, Membro do Ambulatório de Cardiologia Pediatrica Preventiva do ICFUC.

Curso III –16h30 – 19h30 Aspectos Nutricionais na Produção de Refeições

- estratégia global da Organização Mundial de Saúde (EG-OMS)
- aplicação da EG-OMS na produção de refeições
- elaboração e a avaliação de cardápios
- execução de cardápios
- técnicas de preparo e suas características
- cuidados para melhoria da qualidade nutricional

Profa Dra. Marcela Veiros - Nutricionista e Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Doutorado em Nutrição Humana - Área de Alimentação Coletiva, pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Engenharia de Produção - Área de Ergonomia, pela UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da UFSC - NUPPRE e do Grupo de Pesquisa Epidemiológica Nutricional da UNIFESP.


Fórum de Nacional de Nutrição
26 de agosto de 2011 (sexta-feira)


8h – 8h45 –Atualidades em Aleitamento Materno
Profa. Dra. Franceliane Jobim Benedetti
- Nutricionista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre pelo programa de pós graduação de Ciências Médicas: pediatria da UFRGS e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora do curso de nutrição na UNIFRA.


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Nutrição Baseada em Evidências
Profa Dra. Vanessa Ramos Kirsten
-  Nutricionista pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Especialista em Nutrição Clínica pela UNISINOS, Mestre em Ciências da Saúde pela PUCRS, Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS. Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45  - Indice de Conicidade como Preditor de Doença Cardiovascular
Profa Dra. Sandra Mari Barbiero
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela Unisinos, Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia, Professora da Pós Graduação em Nutrição Clínica com ênfase em Doenças Cardiovasculares do Instittuto de Cardiologia, Membro do Ambulatório de Cardiologia Pediatrica Preventiva do ICFUC.

10h45 – 11h30 – Transtornos Alimentares e Comportamento Alimentar
Prof. Dr. Rafael Marques Soares
- Nutricionista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Nutrição Clínica de adultos pela UNISINOS, Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nutricionista do Grupo de Estudos e Assistência em Transtornos Alimentares (GEATA). Professor convidado em cursos de Especialização em Nutrição na UNIFRA, UNIVATES, IPGS, Fundação Universitária de Cardiologia e Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento. Pesquisador no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto -UFRGS.

11h30 – 12h15 - Nutrição em Cirurgia Bariátrica: Experiências bem sucedidas-
Profa Dra. Luciana Dapieve Patias
- Nutricionista pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA - Santa Maria - RS, Especialista em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho - UGF - RJ. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS. Docente do curso de Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS. Membro de Especialidades Associadas (COESAS) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – O Sódio na Produção de Refeições
Profa Dra. Marcela Veiros - Nutricionista e Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Doutorado em Nutrição Humana - Área de Alimentação Coletiva, pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Engenharia de Produção - Área de Ergonomia, pela UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da UFSC - NUPPRE e do Grupo de Pesquisa Epidemiológica Nutricional da UNIFESP.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h – Fertilidade e Estado Nutricional: O Papel da Dieta e do Exercício Físico
Dra. Geórgia Franco Becker - Nutricionista pela UFRGS. Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Doutoranda em Medicina: Ciências Médicas (UFRGS). Atua nas áreas de Nutrição Esportiva com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do Exercício; e Nutrição Clínica com ênfase em Saúde da Mulher e Reprodução Humana.

15h – 15h45 – Suplementação Nutricional Antes, Durante e Após Prova/Treinamento Esportivo.
Profa Dra. Nailza Maestá- Profa. Dra. Substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina - UNESP de Botucatu, Profa. Dra. da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Nutricionista do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) - UNESP de Botucatu.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – A Biotecnologia na Produção de Alimentos Saudáveis e Seguros: Situação no Brasil e no Mundo
Prof. Dr. Marcelo Gravina
- Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). É professor do Curso de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia (UFRGS) e membro do CIB - Conselho de Informações para Biotecnologia.

17h – 17h45 – Vegetarianismo na infância: adequação da dieta e possíveis deficiências nutricionais
Dra. Carina Leiria - Mestre em Ciências da Saúde em Cardiologia no Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC/FUC) Nutricionista pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)