AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA  ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL SOBRE O PERFIL NUTRICIONAL DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA  DE CONTROLE DO PESO
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - Porto Alegre RS
Nutrição Clínica

Autores:
Oliveira, CK - Espaço Vida Unimed Vale do Caí, Montenegro – Brasil
Apresentadora: Camila Kleber de Oliveira

Objetivo: A obesidade destaca-se como uma das doenças de mais elevada prevalência em todo o mundo e é considerada um problema de saúde pública, provocando sérias conseqüências sociais, físicas e psicológicas. A alimentação desequilibrada e o sedentarismo constituem os fatores mais freqüentemente apontados como determinantes do súbito aumento dos casos de obesidade entre as populações, representando, portanto, variáveis importantes a serem exploradas. Neste sentido, intervenções como o incentivo à prática de atividade física e educação nutricional da população têm recebido grande ênfase por resultarem em alterações desejáveis. O que justifica a importância desse trabalho, o qual tem por objetivo avaliar os resultados da atenção multiprofissional sobre o perfil nutricional dos integrantes do programa de controle do peso do Espaço Vida após seis meses de intervenção.

Métodologia: Estudo de intervenção quasi-experimental, do tipo antes e depois, que incluiu 30 participantes do grupo de controle de peso que participaram do ciclo de palestras com diversos profissionais da área saúde, no ano de 2009. Após esta etapa, os participantes iniciaram a prática de atividade física, supervisionada pelo educador físico, três vezes por semana durante uma hora. Bem como realizaram atendimento nutricional individualizado e receberam um plano alimentar hipocalórico e ajustado às suas necessidades nutricionais. Os participantes foram submetidos à reavaliações nutricionais periódicas, além de avaliações mensais com o educador físico e com a equipe de enfermagem para a verificação do peso e da pressão arterial. As variáveis sócioeconômicas, comportamentais, antropométricas e da pressão arterial foram extraídas dos prontuários da avaliação nutricional. As analises estatísticas foram descritas através de média e desvio padrão; mediana e amplitude interquartílica; frequências absolutas e relativas, quando cabíveis. Para comparar as medidas antropométricas antes e depois, foram utilizados os testes t-student ou Wilcoxon. Para avaliar se as diferenças encontradas estão associadas com outras variáveis foram aplicados os testes de correlação de Pearson ou Spearman. O nível de significância foi de 5% (p≤0,05). O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Resultados: A maioria da amostra foi do sexo feminino, com idade média de 49,3 ± 11,8 anos, casados (63,3%), com 1 a 2 filhos (46,7%) e com média de IMC de 34,2 ± 5,9 Kg/m2.  Ao se avaliar as características comportamentais, verificou-se que 56,7% nunca fumaram, 53,3% não praticavam exercício físico antes de ingressar no Grupo e 73,3% já realizaram dietas anteriormente. Constatou-se, também, que mais da metade da amostra (73,3%) relatou apresentar mastigação inadequada e 43,3% apresenta ingestão hídrica inferior a 2 litros de água por dia sendo que 36,7% da população estudada apresentaram um hábito intestinal irregular. Quanto ao uso de medicamentos, 63,3% utilizavam medicação para controle pressórico, 30% utilizavam hipoglicemiante oral, 40% usavam antidepressivos e 26,7% utilizavam medicação para emagrecer. A maioria dos integrantes apresentava HAS (66,7%) e 30% apresentava diabetes mellitus como patologias pré existentes. O peso médio dos participantes foi de 88,0±19,6Kg e o IMC 34,2±5,9Kg/m2 quando ingressaram no grupo. Após 6 meses, estes passaram para 85,9±14Kg e 33,5±6,4Kg/m2. Ocorreu um emagrecimento de 2,1Kg, estatisticamente significativo (p<0,001), representando uma redução de 0,7 Kg/m2 na média do IMC, também com significância estatística (p=0,004). Houve uma redução média de 1,8% de gordura corporal, estatisticamente significativa (p<0, 001), assim como uma redução da CA que passou de 101,3±12,1cm  para 97,7±11,9cm, estatisticamente significativa (p=0,001). A PAS e a PAD apresentaram redução média de  6,6mmHg (p=0,001), e 3,4mmHg (p=0,030) respectivamente, resulatdos estatisticamente significativos.

Conclusões:
A atenção multiprofissional trouxe benefícios ao perfil nutricional dos integrantes do Grupo, tanto em relação aos parâmetros clínicos quanto aos antropométricos, demonstrando que mudanças no estilo de vida, mesmo em curto prazo, podem propiciar reduções de peso, da CA, do percentual de gordura e da PA. Esses efeitos, embora aparentemente modestos do ponto de vista individual, se aplicados para uma parte maior da população, podem gerar impacto em termos de redução da obesidade e suas comorbidades. Este estudo soma-se àqueles que adotam estratégias eficazes e viáveis, que podem ser desenvolvidas no âmbito dos serviços de saúde. E coloca mais uma vez em destaque que a educação alimentar e o aumento do nível de atividade física funcionam positivamente na reversão da tendência de aumento da prevalência do excesso de peso e da obesidade, prevenindo suas conseqüências.