Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 11º Fórum Nacional de Nutrição >> Brasília
 
11º Fórum Nacional de Nutrição - Brasília DF
11/abr/2015 - sábado - 9h às 19h30 - Allia Gran Hotel Brasilia Suítes - SHN Qd. 05 - Asa Norte
 
 
 

11 de abril de 2015 (sábado) - 9h às 12h - Fórum de Nutrição Esportiva: Efeitos Ergogênicos e Suplementos Alimentares – Últimas Diretrizes

Objetivos:
Discutir e aprimorar as estratégias suplementação de nutrientes para praticantes de exercícios físicos e atletas. Compreender as recomendações atuais para este grupo e o efeito ergogênico dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo.

Programa:

  • Suplementação Alimentar: quando e como?
  • Critérios para prescrição de suplementos alimentares;
  • Suplementos recomendados e não recomendados pelos principais órgãos de medicina do esporte e nutrição esportiva;
  • Efeitos ergogênicos.

Prof. Dr. Alan Ferreira - Mestre em Ciências da Nutrição, Graduado em Nutrição, Graduado em Educação Física, Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo, Especialista em Administração e Marketing, Professor da Universidade Católica de Brasília, Nutricionista da Procuradoria-geral da República, Nutricionita de Atletas,  Coordenador do Projeto Referências para o Esporte de Alto Rendimento.

 

11 de abril de 2015 (sábado) - 13h30 às 16h30 - Fórum de Nutrição Clínica: Atualização em Cirurgia Bariatrica: o que há de mais novo no acompanhamento de pacientes operados?

Objetivos:
Apresentar o que há de mais novo na ciência sobre o tratamento da obesidade, suas comorbidades, em especial, sobre a cirurgia bariátrica. Além disso, apresentar as novidades sobre acompanhamento pré e pós operatório na cirurgia bariátrica.

Programa:

  • Diretrizes nacionais e internacionais para o acompanhamento de pacientes submetidos a cirurgia bariatrica
  • Evolução dietética no pós-operatório
  • Microbiota intestinal do obeso e uso de probióticos no pre e pos operatorio
  • Recomendações de nutrientes e suplementação após a cirurgia bariátrica
  • Manejo das complicações nutricionais em cirurgia bariátrica
  • Manejo nutricional do reganho de peso
  • Tratamento das Deficiências nutricionais no pós operatório tardio

Profa. Dra. Mariana Melendez Araújo - Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasília, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e Mestre em Nutrição Humana pela UnB. Fez MBA na FGV em Gestão (Executivo em Saúde) e fez o curso Principles and Practices of Clinical Research na Harvard Medical School (Boston, EUA). É nutricionista do ambulatório de cirurgia bariátrica do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e preceptora do Programa de Residência em Nutrição do HRAN. Coordena a equipe de nutrição da Clínica Dr. Sérgio Arruda-cirurgia geral e bariátrica. É membro da Comissão de Especialidades Associadas (COESAS) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, membro da Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade (IFSO) e autora do capítulo de Obesidade e Síndrome Metabólica do livro Nutrição e Doenças Crônicas (Lílian Cuppari).

 

11 de abril de 2014 (sábado) - 16h30 às 19h30 - Fórum de Food Service: Alimentação Saudável, Gastronomia e Consumo

Objetivos:
Refletir sobre os desafios para a adoção de hábitos alimentares saudáveis no cotidiano, considerando os princípios do novo Guia Alimentar para a População Brasileira.

Programa:

  • Percepção do conceito de alimentação saudável
  • O saudável nos guias alimentares
  • O novo Guia Alimentar para a População Brasileira
  • A contribuição da gastronomia na alimentação saudável
  • Cultura de consumo
  • Influência da mídia no consumo alimentar
  • Consumo consciente

Prof. Dr. Juarez Calil  - Natural de Florianópolis/SC, é Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como consultor em alimentação e nutrição, com enfoque em produção de refeições e em alimentação escolar. Possui experiência como consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), além de universidades e empresas de refeições. É Supervisor de Segurança de Alimentos certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), consultor e multiplicador do Programa Alimentos Seguros (PAS), uma parceria entre Sebrae, Senai, Senac, Sesc e Sesi, e Educador para o Consumo Sustentável formado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). É sócio administrador da Calil Consultoria e Assessoria em Alimentos e Nutrição Ltda. Como docente, além da atuação em atividades formativas nos diversos projetos de consultoria, foi professor em cursos de extensão, no curso de Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e no curso de Especialização em Gestão em Nutrição e Gastronomia da Unochapecó.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.