4º Fórum Nacional de Nutrição - Salvador BA
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2008
09 de maio de 2008 – (Sexta)

Curso I – 9h – 12h - Nutrição em Diferentes Modalidades Esportivas:
    • introdução geral
    • avaliação dietética e avaliação antropométrica
    • intervenção dietética e hidratação em diferentes modalidades esportivas
Dra Isabela Guerra
–Nutricionista, Mestre e Doutora pelo curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada; Co-autora dos livros "Ciência do Futebol" e "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte"; Nutricionista responsável pelo Programa Viva Melhor - HP Brasil e do Programa das 10 Semanas do Laboratório Delboni Auriemo.

Curso II - 13h –16h - Nutrição Clínica nas Alterações Catabólicas:
Câncer e Sida Introdução às alterações catabólicas, Aspectos fisiopatológicos, interação entre fármacos e nutrientes, avaliação clínico-nutricional e condutas dietoterápicas no câncer e SIDA Prof. Dra Nelzir Trindade Reis – Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular (aposentada) da Universidade Federal Fluminense. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da Univ. Veiga de Almeida. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.

Curso III – 16h30 – 19h30 - Controle Higiênico-Sanitário em Restaurantes Comerciais enquanto atributo determinante e privativo da atuação do nutricionista.
Dra. Márcia M. M. Paranaguá -
Nutricionista, Pós-Graduada, Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade de Educação da Bahia, Professora da Faculdade UNYAHNA - Curso de Turismo, Disciplina Gastronomia Aplicada ao Turismo, e Assessora Técnica em Nutrição do Restaurante Yemanjá e Restaurantes Spaghetti Lilás, Instrutora em Segurança alimentar pelo Instituto da hospitalidade para o Setor de Turismo.

Fórum de Nacional de Nutrição - 10 de maio de 2008 (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura –
"A Política Estadual para a Alimentação e Nutrição – Desafios e Perspectivas”
Dra Cláudia Montal - Nutricionista graduada pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA); Mestre em Nutrição pela ENUFBA; Docente do Curso de Nutrição da Faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME); Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.


Nutrição Clínica/Hospitalar


9h – 9h45 - Alergia Alimentar
Prof. Dra Graziela Brandrão
- Nutricionista pela Universidade Estadual da Bahia, especialista em Nutrição Clínica, Professora de Nutrição Materno Infantil e Coordenadora da Clínica de Nutrição da UNIME.

9h45 – 10h15 – Coffee Break

10h15 – 11h - Câncer: Nutrição e Interações Medicamentosas
Prof. Dra Nelzir Trindade Reis –
Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular (aposentada) da Universidade Federal Fluminense. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da Univ. Veiga de Almeida. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.

11h – 11h45– Complicações Metabólicas da Obesidade
Prof. Dra Leila Maria Batista Araujo
- Médica pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal da Bahia, responsavel pelo Ambulatório de Obesidade do HUPES, Presidente do próximo Congresso de Obesidade 2009 em Salvador.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11h45 - 12h30 –Controle da Qualidade na Produção e Exposição de Iguarias Destinadas aos Serviços de Buffet
Dra. Márcia M. M. Paranaguá
- Nutricionista, Pós-Graduada, Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade de Educação da Bahia, Professora da Faculdade UNYAHNA - Curso de Turismo, Disciplina Gastronomia Aplicada ao Turismo, e Assessora Técnica em Nutrição do Restaurante Yemanjá e Restaurante Spaghetti Lilás, Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade para o Setor de Turismo.


Nutrição Esportiva


14h às 14h45 – Nutrição e Exercício no Manejo da Obesidade Pediátrica.
Dra. Isabela Guerra - Mestre e Doutora pelo curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada; Co-autora dos livros " Ciência do Futebol" e "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte"; Nutricionista responsável pelo Programa Viva Melhor - HP Brasil e do Programa das 10 Semanas do Laboratório Delboni Auriemo

14h45 – 15h30 – Nutrição do Desportista e Atleta
Prof. Dr. Moisés Feitosa
- Nutricionista graduado pela UFBA, Especialista em atividade física e saúde pela faculdade de educação física da UFBA, Professor do curso de nutrição das Faculdades Jorge Amado Professor do curso de extensão do atleta e do desportista da escola de nutrição da UFBA, Professor convidado do curso de nutrição da UFBA, Nutricionista do E.C. Bahia S/A durante a série C 2006 e campeonato baiano 2007, Nutricionista da equipe baiana de remo adaptado, Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

15h30 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Alimentação Saudável, Recomendações Nutricionais e o Guia Alimentar
Prof. Dra Sonia Tucunduva Philippi
- Professora Livre-Docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado na FSP e no PRONUT. Autora e co-autora de inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, destacando-se "A Piramide Alimentar Brasileira" e "A Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional".

17h – 17h45- Estratégias de Promoção de Alimentação Saudável na Escola: alcances e limitações" Prof. Dra Maria da Conceição Monteiro da Silva - Professora Assistente IV - Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia; Mestre em Saúde Comunitária - IInstituto de saúde Coletiva - UFBA. Membro do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)