PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA AS CRIANÇAS DE 7 ANOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.
 

4º Fórum de Nutrição 2008 - Salvador BA
Nutrição Clínica

AMARAL, K. ; BEZERRA, L. ; BARROS, T. ; BRAGA, B.; PITA, J. ; SANTANA, A.
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Vitória da Conquista - Brasil
Trabalho será apresentado por Bruna de Andrade Braga (bu_braga@hotmail.com).

Nos últimos anos o hábito alimentar das crianças vem sendo modificado, e parte dessa mudança se deve as transformações que ocorreram a sua volta tanto em âmbito familiar, quanto social. Pensando nessa mudança de hábito é que surge a Educação nutricional. Sabe-se que é em meio ao ambiente familiar onde se formam hábitos, mas é na escola o local onde eles são reforçados, visto que esse é um importante ambiente de convívio social e levando em conta que é na infância a fase onde são fixados os hábitos alimentares que serão levados para o futuro, fica cada vez mais claro, a importância e a necessidade dos programas de educação nutricional voltados para o público infantil. Esse estudo teve como objetivo promover a educação nutricional à crianças de 7 anos de uma escola particular e avaliar o impacto desse trabalho na melhoria dos hábitos alimentares dos mesmos.

A metodologia desse trabalho consistiu em uma avaliação prévia a cerca da aceitação das crianças a frutas e verduras, observação do lanche consumido pelas crianças na escola, verificação de atividades visando práticas alimentares saudáveis por parte da escola, análise do conhecimento das crianças sobre os alimentos e a importância de uma alimentação equilibrada, orientação às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável a partir da apresentação da pirâmide alimentar, mostrando a sua importância e como ela ajuda na seleção de uma alimentação equilibrada e saudável e promoção de atividades incentivando o consumo e de frutas, verduras e fibras. O resultado desse estudo mostra que o lanche em grande parte é trazido de casa, onde das crianças presentes (20), 75% estavam tomando refrigerante, 10% suco artificial, 10% suco natural e 5% estava comendo fruta, 60% estavam comendo bolacha recheada ou waffer, 10% salgadinho artificial, 10% bolo artificial e 20% compraram lanche na cantina (salgados em geral). 

A aplicação do questionário antes e depois da realização do projeto mostrou que a aceitação pelas frutas permaneceu a mesma (100%) e por verdura subiu de 64,7% para 88,2% . A partir dos resultados podemos afirmar que o nosso trabalho teve um resultado positivo. A realização desse projeto nos fez perceber o quanto é complexo promover um trabalho de educação nutricional, ao longo do projeto percebemos a enorme diferença entre orientação nutricional e educação nutricional. Sabemos que durante esses três meses plantamos o interesse por uma alimentação saudável nessas crianças, porém é de suma importância que a escola dê continuidade a atividades como estas que realizamos.

 
 

 

A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOECONÔMICOS NO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.
 

4o Fórum de Nutrição 2008 – Salvador BA
Nutrição Clínica

AMARAL, K.; ANDRADE, T.; BEZERRA, L.; BARROS, T.; BRAGA, B.; SILVEIRA, P.; SOARES, S.
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Vitória da Conquista - Brasil
Trabalho será apresentado por Bruna de Andrade Braga (bu_braga@hotmail.com).
 
A alimentação pode ser analisada sob a perspectiva econômica, nutricional, social e cultural. “Os estudos transversais até agora realizados mostram uma relação definitiva entre as variáveis sócio-econômicas e a disponibilidade de alimentos na família” (LIMA, 1989). Nos últimos tempos vem ocorrendo uma transição epidemiológica no Brasil, caracterizada pela ocorrência cada vez mais representativa de doenças crônicas não-transmissíveis. De acordo com Figueiredo (2006), existem estudos que confirmam a relação entre o consumo de frutas e hortaliças na redução da incidência de doenças crônicas não-transmissíveis na população.

Esse estudo tem como objetivo analisar a influencia dos fatores socioeconômicos no consumo de frutas e hortaliças pelos adultos entrevistados no município de Vitória da Conquista – Ba. Esse estudo foi do tipo descritivo, onde a amostra foi estratificada das duas feiras-livres de maior rotatividade do município. Foi realizada a aplicação de um questionário semi-estruturado, levantando dados relativos à freqüência, motivos e expectativas do consumo de frutas e hortaliças e o nível de escolaridade. Foi obtido os seguintes resultados: 77% dos consumidores entrevistados eram do sexo feminino; o gasto semanal com frutas e hortaliças prevaleceu entre 6 a 10 reais em ambos os alimentos; Entre os motivos que levariam ao não consumo de Frutas e Hortaliças a opção “Não deixo de consumir” prevaleceu com aproximadamente 40,6% e 47% respectivamente; com relação ao  nível de escolaridade o primeiro grau incompleto predomina com aproximadamente 39,6%.

A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma relação entre a escolaridade e o consumo de frutas e hortaliças, onde a aquisição desses alimentos é considerada baixa, assim como o nível de escolaridade. Quando relacionamos esses dados com os motivos que levariam ao não consumo desses alimentos verifica-se que a opção não deixar de consumir é predominante, dessa forma conclui-se que o baixo nível de escolaridade poderia estar interferindo no acesso as informações a respeito dos benefícios do consumo desses alimentos.

 
 

 

HÁBITO ALIMENTAR DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
 

4º Fórum de Nutrição 2008 - Salvador BA
Nutrição e Saúde Pública

LIRA S., Cláudia ¹;  PIAUÍ S., Lucimara ¹; BONFIM A., Keilly ¹; SANTOS M., Yara ¹; BARBOSA P., Sátila ¹; RAMOS A., Regiane ¹; OLIVEIRA M., Igor ².
¹ Acadêmica do Curso Nutrição da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.
² Docente da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.
Acadêmica que irá apresentar o trabalho – Yara dos Santos Moreira.
Faculdade de Tecnologia e Ciências - Campus de Vitória da Conquista/BA – Brasil.

Esta pesquisa objetivou-se em verificar os hábitos alimentares dos acadêmicos de enfermagem de Vitória da Conquista – BA. Dessa forma, foi verificado o consumo de carboidrato, lipídio e proteína na dieta habitual destes acadêmicos e foi feita a avaliação do estado nutricional através dos indicadores antropométricos (IMC e RCQ). Trata-se de um estudo seccional cuja população-alvo foi constituída de acadêmicos do VI semestre de enfermagem de uma faculdade particular de Vitória da Conquista. Foram obtidas 46 amostras aleatórias dos 103 acadêmicos, de ambos os sexos, de faixa etária entre 19 e 37 anos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, seguindo as normas éticas de pesquisa, as medidas antropométricas: peso/ estatura, para cálculo do Índice de Massa Corporal (Kg/m2). Para o risco coronariano, foram realizadas medidas de circunferência que permitiram o cálculo da razão cintura e quadril (RCQ) e o recordatório de 24 horas - método que consiste em descrever todos os alimentos e suas respectivas quantidades ingeridas nas últimas 24 horas.

As medidas antropométricas foram feitas utilizando uma balança com estadiômetro da marca Filizola com capacidade respectivamente de 150 kg e 2m e com base nos valores encontrados foi feita a avaliação nutricional através do índice de massa corporal (IMC) cuja fórmula é = P/A², onde (P) significa peso e (A) altura (OMS, 1995 e 1997); e RCQ utilizando uma fita da marca Cardiomed com capacidade de 150 cm. Os resultados obtidos da avaliação antropométrica (IMC) foram os seguintes: 2% magreza grau I, 2% magreza grau II, 79%, Eutrofia, 15% Pré-obesidade e 2% Obesidade grau II. Cem porcento dos acadêmicos apresentaram a RCQ adequada, ou seja, não se encontram em risco para o desenvolvimento de doenças associadas à obesidade.  Na análise do recordatório de 24 horas, em relação ao consumo de carboidrato, lipídio e proteína na dieta habitual dos acadêmicos foi verificada que a distribuição percentual da proteína 46% estava adequado, 41% estava acima do valor recomendado e 13% abaixo do valor recomendado. Quanto à distribuição percentual do carboidrato 39% estava adequado, 33% abaixo do valor recomendado e 28% acima do valor recomendado. E, a distribuição percentual do lipídio 26% estava acima do valor recomendado, 11% abaixo, e 63% estava adequado.

As recomendações utilizadas para verificar esses percentuais foram a Quota Diária recomendada - RDA (Recommended Dietary Allowances, 1989) e a Ingestão Dietética de Referência - DRIs (Dietary Refence Intakes, 2002/2005). Contudo, o perfil antropométrico dos acadêmicos apresentou em sua maioria eutrofia e a distribuição percentual dos macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) estava também em sua maioria, adequada de acordo com o recomendado pelas RDA e DRIs. Certamente, esses valores podem estar associados ao estilo de vida, o que nos alerta da importância desses indivíduos manterem hábitos alimentares saudáveis.

 
 

 

ACEITABILIDADE DE PÃES INDUSTRIALIZADOS COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE LINHAÇA EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE FARINHA DE TRIGO.
 

4º Fórum de Nutrição 2008 - Salvador BA
Nutrição / Gastronomia

MATHIAS, Erlí¹ ; MARQUES, Carla¹; NOGUEIRA, Dielle¹; COSTA, Ionara¹ ; BRITO, Lara¹; OLIVEIRA, Maria Raimunda¹; MACEDO, Igor ².
¹ Acadêmica do Curso Nutrição da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.
² Docente da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciência de Vitória da Conquista- Bahia.
Apresentação: Ionara Costa.
Faculdade de Tecnologia e Ciências - Campus de Vitoria da Conquista – Bahia/ Brasil

A pesquisa teve como objetivo substituir a farinha de trigo por diferentes teores de farinha de linhaça na formulação de pães industrializados, a fim de determinar qual o teor de farinha de linhaça no pão industrializado promoverá uma aceitabilidade mais próxima a do pão industrializado somente com farinha de trigo. Foi realizada a produção de 3 amostras de pães industrializados substituindo parcialmente a farinha de trigo por vários teores de farinha de linhaça nas proporções de 17% (pão 1), 34% (pão 2) e 51% (pão 3), e cada teor foi adicionado em relação ao total de farinha utilizada na receita. Para avaliar a aceitabilidade dos pães modificados foi feito um teste com 100 consumidores selecionados em função da disponibilidade e interesse.

Avaliou-se o pão enriquecido com farinha de linhaça em relação à aceitação global, ou seja, o produto de uma maneira geral, utilizando uma escala hedônica para os parâmetros de sabor, aparência, textura e a intenção de compra (se compraria, não compraria ou se provavelmente compraria). Os resultados obtidos foram: das 3 amostras o pão 1 enriquecido com 17% de farinha de linhaça obteve uma melhor aceitabilidade quanto ao sabor (67%), a aparência (76%) e a textura (72%). A amostra do pão 3 enriquecido com 51% de farinha de linhaça foi a  que teve menor aceitabilidade quanto ao sabor (61%), a aparência (61%) e a textura (54%). Quanto à intenção de compra, 75% comprariam o pão 1, 29% não comprariam o pão 3 e 13% provavelmente comprariam o pão 2. Desta forma, conclui-se que entre os pães substituídos de farinha de trigo por farinha de linhaça, o pão 1 enriquecido com 17% de farinha de linhaça teve melhor aceitabilidade tanto na análise sensorial, quanto na intenção de compra.

 
 

 

ASSOCIAÇÃO DE FÁRMACOS COM ALTERAÇÕES GASTRINTESTINAIS EM PACIENTES CRÍTICOS INTERNADOS NAS UTI’S II E III DO HOSPITAL PÚBLICO EM SALVADOR
 

4º Fórum de Nutrição 2008 - Salvador BA
Nutrição Clínica

Autores: MASAVITCH, M.; VÁSQUEZ M.; PAULA, C.; BISPO E. Departamento de Ciências da Vida- Graduação em Nutrição-Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Salvador – Bahia. Autor responsável pela apresentação do trabalho: Maria Estela P. Masavitch.

 Este estudo relacionou a utilização de drogas isoladas ou associadas (em grupamento farmacológico) com as alterações gastrintestinais (distensão abdominal, vômitos, diarréia e obstipação) em pacientes críticos internados nas UTI’s II e III em um hospital público em Salvador durante o período 01 a 13 de março de 2005. O estudo foi realizado com 23 pacientes 78% do sexo masculino e 22% do sexo feminino com idade média de 43 anos, em um período de 13 dias. Os fármacos prescritos foram agrupados conforme a sua ação e o grupo farmacológico pertencente. Entre as alterações gastrintestinais estudadas, a obstipação (70%) apresentou uma freqüência maior seguida pela ocorrência de episódios de distensão abdominal (15%).

Através dos resultados obtidos das associações do uso de fármacos com alterações gastrintestinais ocorridas, neste trabalho, verificou-se que a freqüência de eventos de diarréia (2 eventos) estava associada ao uso de anti-hipertensivos; dos eventos de obstipação com o uso de fármacos de ação antiemética, anestésica geral, hipnótica, antiepiléptico, anti-secretora, anti-hipertensiva e dos eventos de vômitos com a ação anestésica geral, hipnótica, analgésica, antitérmica, antiinflamatória antiepiléptico, anti-secretora, anti-hipertensiva e antibiótica dos fármacos. Através da relação da ocorrência de vômitos com a dieta, verificou-se que 67% do total das ocorrências de vômitos nos pacientes internados nas UTI's, estes estavam em dieta Zero.

Verificou-se que em 64% dos eventos de distensão abdominal ocorridos, os pacientes estavam recebendo a dieta, apesar de que a distensão abdominal pode estar relacionada a outros eventos. Os resultados sugerem que se pode apontar como desencadeador da ocorrência das alterações gastrintestinais o uso de fármacos associados e a partir do que foi encontrado. Foi proposta a utilização da Nutrição Enteral de forma a atuar preventivamente a fim de minimizar as alterações gastrintestinais produzidas pelos medicamentos.

 
 

 

OS PROCEDIMENTOS DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NO PROCESSAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA CARNE BOVINA E SUA CONTRIBUIÇÃO COMO FACILITADOR DA RASTREABILIDADE EM UMA UAN
 

4º Fórum de Nutrição 2008 - Salvador BA
Nutrição / Gastronomia

Autores: MASAVITCH, M.; BISPO, E.; GUIMARÃES, A. Pós-graduação em Segurança e Inspeção de Alimentos - Faculdade de Farmácia-Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador – Bahia. Autor responsável pela apresentação do trabalho: Maria Estela P. Masavitch.

Este estudo teve como objetivo avaliar os procedimentos e ferramentas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) com relação ao processamento da matéria-prima carne bovina como facilitador no processo de rastreabilidade em uma Unidade de Alimentação e Nutrição situada no município de Candeias-Bahia durante o período de janeiro a março de 2007. Foram coletados e analisados os procedimentos e ferramentas utilizadas no atendimento ao Manual de Boas Práticas de Fabricação em uma determinada UAN durante o processamento da matéria-prima carne bovina.  Neste período foram encontrados no total 30 tipos de procedimentos e ferramentas utilizados na UAN, sendo 6(seis) durante o recebimento da matéria-prima carne bovina, 5 (cinco) no armazenamento em câmaras, 11(onze) no pré-preparo e cocção e 8(oito) na distribuição.

Dentre as ferramentas e procedimentos utilizados verificou-se que alguns facilitavam o processo de rastreabilidade, mas outros não seguiam as especificações relatadas na literatura, etapas básicas, para a obtenção do sucesso do sistema de rastreabilidade em produção de refeições coletivas. O estudo demonstrou que existem diversos problemas com relação às ferramentas e procedimentos de Boas Praticas de Fabricação implementadas na unidade analisada, mas que estes podem ser corrigidos para atuar como facilitadores do processo de rastreabilidade em uma Unidade de Alimentação e Nutrição.

 
 

 

FATORES ASSOCIADOS À OBESIDADE EM ESCOLARES NO EDUCANDÁRIO JUVÊNCIO TERRA LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
 

4º Fórum de Nutrição 2008 - Salvador BA
Nutrição e Saúde Pública

ARAÚJO, E. S. R de1*; ALVES, J. C.1; ALMEIDA, O. da S. 2; JUNIOR, P. G3.
1Acadêmicas do Curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências/Unidade de Vitória da Conquista, Brasil.
2Docente do Curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências/Unidade de Vitória da Conquista, Brasil.
3Docente do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia e Ciências/Unidade de Vitória da Conquista, Brasil.
*Apresentadora do trabalho. E-mail: dethramos@hotmail.com

O objetivo deste trabalho foi conhecer quais são os fatores associados à obesidade no Educandário Juvêncio Terra localizado no município de Vitória da Conquista – BA. O Educandário Juvêncio Terra é uma instituição de ensino particular e inicialmente foi verificado pelo aspecto visual que a turma da oitava série, turma B, turno matutino apresentava um maior número de crianças com características de sobrepeso e por isso esta série foi escolhida para realização do trabalho. Foram avaliados 17 estudantes sendo que destes 12 foram meninas com idade variando entre 12 a 14 anos e 5 meninos com idade variando entre 13 a 15 anos nos quais foram aferidos os seguintes itens: consumo de alimentos, hábitos alimentares, regime de trabalho dos pais e atividade física.

Para indicação do estado nutricional, foi calculado o Índice de Massa Corporal e utilizada a tabela preconizada pela Organização Mundial da Saúde. Foi calculada a regressão linear multivariada onde o IMC foi a variável dependente. Analisando o IMC quantificou-se nos meninos 1 obeso, 2 com baixo peso, 1 com sobrepeso e 1 com peso normal. Nas meninas, 9 com peso normal, 1 com sobrepeso e 2 obesas. Como fatores associados foi verificado que a ocorrência de sobrepeso e obesidade foi maior nas crianças as quais não realizam atividade física constante, que têm uma alimentação baseada em refrigerantes, salgados aliados a um consumo raro de alimentos saudáveis (frutas, verduras e legumes) e que os pais trabalhavam o dia todo deixando as mesmas em casa sozinhas o que contribui ainda mais para a ocorrência das características que afetam o estado nutricional.

Conclui-se que, embora em pequena proporção, os altos valores de sobrepeso e obesidade observados entre os escolares, principalmente entre os indivíduos do sexo masculino, servem como forma de alerta indicando a necessidade de intervenção por parte de profissionais da área da saúde no sentido de conscientizar tanto os alunos quanto os pais.

 
 

 

FÓRUM DE NUTRIÇÃO – SALVADOR – BA – NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA PREVALÊNCIA DE DIABETES MELITTUS NA CIDADE DE POÇÕES/BA, EM INDIVÍDUOS INSERIDOS NO SISTEMA DE CADASTRAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS
 

4º Fórum de Nutrição 2008 - Salvador BA
Nutrição e Saúde Pública

CASTRO, F. P1.; ALCÂNTARA, A. A1.; NOVAIS. F. S1.; COSTA, I. F1.;MOURA, N. P1.; LEITE, A. P. B2.

Palavras chaves:  hiperdia, glicemia e nutrição.

O diabetes mellitus é uma doença crônica degenerativa decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina de exercer seus efeitos. A Sociedade Brasileira de Diabetes – (2006), afirma que o tratamento do diabetes mellitus tipo II, consiste numa mudança do estilo de vida, incluindo modificações no âmbito alimentar e prática da atividade física, com o intuito de aumentar a sensibilidade insulínica, pois reduz a produção hepática de glicose. O Hiperdia é um sistema informatizado de cadastramento e acompanhamento dos portadores que permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus.

O Programa HIPERDIA abrange com eficiência todos os indivíduos cadastrados e diagnosticados como hipertensos e diabéticos, com o acompanhamento desses pacientes, distribuição de medicamentos e orientação nutricional realizada por profissionais de enfermagem. Dentre as 4.472 pessoas cadastradas no HIPERDIA - (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), 3.183 (71,18%) pessoas são do sexo feminino e 1.289 pessoas (28,82%) são do sexo masculino, 141 indivíduos (3,15%) são somente diabéticos, 595 (13,31%) são diabéticos e hipertensos e 3.736 pessoas (83,54%) são somente hipertensos

Portanto, é importante a atuação de uma equipe de saúde multidisciplinar, incluindo o profissional de nutrição com o objetivo de fornecer uma dieta balanceada a esses indivíduos, para que estes possam manter seus níveis glicêmicos dentro dos parâmetros considerados normais e, assim, proporcionar -lhes uma melhor qualidade de vida.